A execução de um poema começa onde a escrita termina. Muitas vezes, um poema lido em voz alta é a primeira vez que é compartilhado, um momento crítico para uma obra de arte. Aqui estão algumas maneiras de ajudar a garantir que o primeiro momento seja bem-sucedido:
Finalize seu poema escrito. Embora isso possa parecer óbvio, é muito importante finalizar o texto escrito de um poema antes de pensar em sua entrega. Você não pode fazer edições de última hora e esperar a mesma entrega confiante como faria com um texto com o qual está familiarizado há semanas. Termine seu poema antes de se comprometer com outros preparativos, como fazer anotações e memorizar - você descobrirá que seguir essa regra economiza muito tempo e frustração a longo prazo.
Memorize seu poema. Mesmo que você tenha seu texto escrito disponível enquanto lê, é sempre uma boa ideia memorizar seu poema. Ao memorizar com antecedência, você evita cometer erros que pode cometer durante a leitura à primeira vista e ficará mais confiante.
Anote seu poema. Leia seu poema com uma caneta, anotando as emoções e o tom do orador do poema. Bloqueie as seções que você acha que precisam ser faladas em voz alta ou baixa, rapidamente ou com grande enunciação. Existem versos que são particularmente irônicos, alegres ou raivosos? Existem pequenos picos de emoção ou significado que você deseja enfatizar? Destaque essas linhas.
Crie um texto vocal. Leia o poema com as emoções que você bloqueou, tomando cuidado para mudar seu tom e volume para a emoção apropriada em cada linha. Ao variar sua apresentação, você evita criar uma apresentação monotônica que pode rapidamente perder a atenção do público. Preste atenção especial às linhas que você destacou. Essas são linhas que você decidiu que precisam de ênfase especial e você deve considerar cada entrega bem de perto. Freqüentemente, é extremamente importante enunciar essas falas, portanto, desacelerar e focar na articulação costuma ser um ótimo lugar para começar.
Pratique, pratique, pratique. Infelizmente, não existe uma receita fácil para transformar um novato em um veterano da noite para o dia. As performances mais refinadas vêm de repensar constantemente o texto vocal e lê-lo em voz alta dezenas de vezes, senão centenas! Freqüentemente, se apresentar na frente de um espelho ou ouvir uma gravação sua é uma boa maneira de melhorar se você não tiver um amigo por perto para criticá-lo.
Cronometre seu poema. Os microfones abertos costumam ser hóspedes de bares e restaurantes e têm restrições de tempo rígidas. É raro encontrar um local que lhe permita ler indefinidamente! As regras do microfone aberto variam de local para local, geralmente permitindo de um poema ou 5 minutos a 3 poemas ou 10 minutos. Saber quanto tempo leva para ler sua poesia permite que você planeje seu tempo no microfone com antecedência - mais uma coisa com a qual você não precisa se preocupar enquanto se concentra em sua leitura!
Aprenda com os outros! Existem milhares de poetas em todo o país, cada um com seu próprio estilo, voz e técnicas de performance. Cada um deles revelará gestos, entonações e técnicas poéticas únicas, mas você só perceberá se prestar muita atenção. Não ouça apenas as "superestrelas" da poesia local, até mesmo os piores poetas lhe ensinam: ao ouvir poemas de que você não gosta, pergunte-se "Por que não gosto disso?" Por estar ciente das possíveis deficiências que você pode enfrentar, você se dá a chance de ignorá-las.