Uma quadra é um poema que consiste em um verso ou estrofe de quatro versos com um esquema de rima variado. Isso permite aos escritores a liberdade de criar poemas usando uma ampla gama de ideias.
As quadras podem ser um verso consistindo de quatro linhas, ou podem ser mais longas. A seguir estão os esquemas de rima mais comumente usados:
- abab ou esquema de rima alternada
- esquema de rima abba ou envelope
- aabb
- aaba, bbcb, ccdc, dddd que é um esquema de rima em cadeia
Escrevendo poesia de quadra
Não há um certo esquema de rima que deve ser usado ao escrever poesia de quadra, e é por isso que muitos acham tão divertido escrevê-la.
A melhor maneira de começar a escrever um poema de quadra é primeiro pensar em um assunto e partir daí. Muitos deles são escritos sobre a natureza, mas o tema pode ser sobre qualquer coisa. As quadras podem ser difíceis de escrever por causa da rima, mas se tornam mais fáceis de escrever com a prática.
Depois que o assunto for estabelecido, comece a desenvolver essa ideia compilando uma lista de palavras que rimam. É uma boa ideia começar com as palavras A que rimam e depois começar a escrever as palavras B que rimam, mas não há uma maneira definida de começar essas listas. Assim que as listas de rimas forem estabelecidas, a escrita começa.
Sites de rima online
A primeira linha de uma quadra é importante porque será a base do poema e o moldará. Deve-se notar que o esquema de rimas pode mudar com o progresso da escrita. Isso é comum porque, à medida que a escrita avança, o poema pode mudar. Um dicionário, um dicionário de sinônimos e sites de rima online são muito úteis ao escrever poesia de quadra.
Ao escrever quadras, é importante incorporar artifícios poéticos como hipérbole, aliteração ou onomatopeia que é o uso de palavras que fazem um som como chocalho, zumbido, batida, etc. Por exemplo: “Os ossos do gato chocalharam quando ele correu. " A hipérbole enfatiza o exagero, como em: " Susan dormiu para sempre ". A aliteração é a duplicação do mesmo som consonantal ou vogal no início das palavras subsequentes. Por exemplo: " Carol contou moedas."
Requer revisão
Quando o poema estiver completo, deve ser lido em voz alta para que você possa ouvir com clareza e ter certeza de que o poema flui bem. Como todos os poemas, uma quadra exigirá revisão e edição.
A poesia da quadra pode ser composta de apenas quatro versos, como os que Emily Dickerson escreveu com frequência, ou podem ser tão longos quanto o poeta desejar. Há muita liberdade em escrever poesia de quadra, porque existem vários esquemas de rimas que podem ser usados.