As peças de rádio nos trazem de volta aos dias em que não existiam as imagens da televisão. Os ouvintes confiaram em sua imaginação e no talento dos 'atores' para produzir a história em suas mentes. Nisso eles devem ter tido sucesso, porque quando a peça de rádio de HG Wells foi ao ar pela primeira vez no Halloween na década de 1930, causou histeria em massa entre os ouvintes que estavam convencidos de que era realmente um ataque de seres extraterrestres! Vamos fazer seu rádio tocar igualmente eficaz!
Uma peça de rádio é baseada em uma forma de drama chamada 'teatro do leitor'. Nenhuma ênfase é colocada sobre a aparência dos 'atores', apenas em como eles soam. Não há nada visual. Portanto, seu jogo deve se concentrar em um som que prenda a atenção.
Escreva o rascunho de sua peça como se fosse uma peça de teatro. Cada jogador tem linhas. As entradas e saídas tornam-se verbais. Não há adereços de cenário.
Concentre seu diálogo no tipo de peça que está escrevendo: drama, poética, comédia, melodrama. 'Our Town', de Thornton Wilder, é um bom trabalho para drama. Para a comédia, você não pode bater Abbott e Costello.
Crie seus personagens pela maneira como soam. Que escolhas de palavras eles fariam? Eles têm um dialeto regional? O discurso deles é educado em um vernáculo? Eles usam coloquialismos? Veja a escrita de Mark Twain, Joel Chandler Harris e Edgar Lee Masters para alguns exemplos de vozes locais.
Considere o temperamento e a personalidade de seus personagens. Eles são rudes, mandões, tímidos, arrogantes, desajeitados, tolos, gaguejantes, melancólicos, estridentes? Escreva-os no diálogo.
Concentre-se em como deseja que seus leitores representem seus personagens. Um personagem comunica insinuações, sua atitude em relação a outros personagens, o assunto, a situação e a si mesmo com padrões vocais. Estes são especialmente cruciais em peças de rádio, onde contamos com pistas de diálogo para nossa compreensão da produção. A Prairie Home Companion 's Garrison Keillor é um grande exemplo! Considerar:
Tempo. Use a 'pausa grávida', a interrupção, a fala apressada e a fala lenta.
Ritmo. Use a interrupção, personagens falando ao mesmo tempo e conversas sinfônicas para mostrar aflição ou concórdia.
Pitch. O tom envolve o timbre ou o nível da voz. O tom alto pode indicar nervosismo, agitação ou excitabilidade. O tom baixo geralmente indica drama, segredo, intensidade e mistério.
Inflexão - como as palavras individuais são ditas. Use letras maiúsculas para indicar palavras importantes. Por exemplo, um detetive pode dizer: 'Oh, ele disse ISSO, disse?'
Você pode criar um clima com tom de voz e entrega de falas. Indique aos seus atores como uma palavra, frase ou comentário deve ser dito. Você pode escrever em:
Ironia - forte ênfase em idéias ou palavras irônicas.
Sarcasmo - adicione um sorriso de escárnio à passagem do ator.
Humor sutil - o ator faz um comentário com cadência na voz.
Tensão - ator fala devagar e diretamente, em uma calma, voz aguda de baixa. Música perturbadora costuma estar presente.
Pathos - você pode adicionar "com um tom de voz" às suas notas de diálogo, indicando falas ditas com tristeza
Simpatia - 'com sentimento ou calor'. Indica ao leitor que ela tem qualidade simpática. A música tocante é freqüentemente usada.
Amargura - como a ironia, esse sentimento é expresso pela ênfase nas palavras, mas tem uma raiva derrotada na voz.
Derrota - diálogo falado em linguagem pesada, maçante e indiferente.
Medo - versos falados em voz alta e ofegante, geralmente com música opressiva.
Malaprop - frase falada incorretamente que, se cronometrada corretamente, é extremamente engraçada!
Use música instrumental para intensificar todas as emoções. A música pode definitivamente criar uma atmosfera. 'Peter and the Wolf' de Prokofiev é 'narrado' por instrumentos da orquestra. Reconhecemos personagens por seus instrumentos.
Use efeitos sonoros. Este é um lugar para um verdadeiro gênio criativo! Pipoca em um prato de torta soa para todo o mundo como chuva! O trovão pode ser simulado com um tambor! Insira seus efeitos sonoros onde for importante e divirta-se experimentando! 'War of the Worlds' dependia muito de efeitos sonoros caseiros para produzir efeitos misteriosos.
Mantenha a história em movimento! Em sua trama, o espaço morto mata uma peça. O ritmo é crucial para tocar no rádio.
Os leitores devem ler lenta e claramente. É mais fácil ler muito rápido do que muito lento. Ler lentamente dá aos ouvintes tempo para digerir o que está acontecendo.
Adoro uma boa peça de rádio e espero que essas dicas ajudem você a produzir uma produção incrível que nos deixe na ponta dos pés! Quebrar a perna!