Uma doca para barcos tem mais de uma maneira de servir a um propósito. Como o nome indica, uma doca para barcos é para estacionar barcos, mas pode ser usada como um salão para festas ou pesca. Você pode construir sua própria doca, mas ainda assim deve contratar um engenheiro civil profissional para ajudá-lo a protegê-la. A construção de uma doca para barcos requer estacas e carpintaria, portanto, certifique-se de estar devidamente equipado com ambos.
O que você precisa é:
Estacas de madeira (circulares ou quadradas)
4" x 8" blocos ou vigas de madeira
Longarinas de madeira
Parafusos e parafusos galvanizados
Furar
Fita métrica
Pregos galvanizados 16-D
Faça uma planta da doca do barco. Antes de realmente construir a doca para barcos, você deve fazer um plano da extensão da cobertura do convés. Certifique-se de não invadir muito o lago e de que um lado da doca esteja apoiado na terra. Uma doca de barco de bom tamanho deve ter 3' x 24'. Isso deve ser o suficiente para qualquer atividade que você possa fazer no banco dos réus.
Dirija suas estacas no chão. Depois de medir onde suas estacas deveriam estar, coloque-as no solo para servir de base para o ancoradouro. Você pode usar pilhas circulares ou pilhas quadradas. As estacas circulares são mais fortes porque não há lados que possam expor a madeira nobre. Certifique-se de que suas pilhas sejam tratadas corretamente. Se você estiver construindo sobre água doce, trate as pilhas com tratamento de 0,60 pcf e 2,50 pcf para água salgada, pois a água salgada tem ambiente mais extremo.
Coloque pelo menos 6 pilhas em distâncias iguais para sustentar sua plataforma de 3' x 24'. Empilhe-os no chão, um de cada vez. Conte com a ajuda de engenheiros profissionais para cravar a pilha para que você garanta que eles fiquem exatamente fixados no solo com firmeza. Observe que o solo próximo à água pode ser instável e sofrer erosão. Portanto, é importante que você tenha um profissional trabalhando com você nessas áreas.
Anexe os blocos ou vigas das estacas. Use blocos ou vigas de madeira tratada de 4" x 8" para reforçar as estacas. Deve haver dois pedaços de vigas imprensando a pilha no meio. Se você tiver 6 estacas, 2 estacas em uma linha, forneça 6 vigas também com duas vigas segurando duas estacas. Pregue-os juntos e faça furos para adicionar parafusos. Os parafusos são preferidos para mantê-los juntos.
Não localize suas vigas totalmente na parte superior da pilha. Você precisa de algum espaço para colocar suas longarinas. Deixe pelo menos 4" da parte superior (a largura da longarina).
Prenda as longarinas. As longarinas serão colocadas perpendicularmente às vigas. Use madeira tratada de 4" x 8". Coloque duas longarinas nos dois lados de uma pilha no topo das duas vigas e parafuse-as. Você pode ter uma distância de 16" no centro para localizar longarinas em toda a extensão das vigas.
Construa a plataforma. Construa o deck de forma que ele fique perpendicularmente ao longo das longarinas. Use placas planas tratadas de 2" x 6" para o deck. Você pode deixar uma polegada de espaço entre as placas planas ou pode pregá-las bem juntas. Continue pregando as placas lisas até cobrir as longarinas ou, neste caso, a moldura de madeira.
Cabos de energia elétrica
Uma coisa importante a lembrar é manter todos os cabos de energia elétrica longe da água enquanto você estiver trabalhando na doca. Garanta sua segurança - sempre faça com que a doca acabada seja inspecionada por um engenheiro. É perigoso se sua doca não for resistente o suficiente para conter cargas vivas ou mortas.