Um sótão pode fornecer um sótão sombrio e escuro com alguma luz disponível durante o dia. Uma trapeira também pode dar mais espaço ao sótão. Se você precisa de mais cômodos em sua casa, instalar um sótão em um sótão pode lhe dar a solução imediata, pois você pode converter o sótão em um quarto extra. Instalar um dormer requer algumas habilidades de carpintaria. Pode ser bom verificar com o código de construção local se a instalação de uma mansarda é permitida e não afetará a planta original da casa que foi enviada, bem como saber se há documentação necessária a ser enviada.
Dê uma olhada na parte externa de sua casa e decida o local exato onde você deseja que a dormer seja instalada. Deve estar na posição mais proeminente onde se beneficiará da luz disponível durante o dia.
Depois de determinar onde o dormer deve ser colocado, você pode começar a remover os materiais de cobertura. Isso inclui as telhas, o papel do telhado, bem como o revestimento de um vão que abrange cerca de três a quatro vigas. Você também deve remover o teto dentro do sótão para fazer um buraco para a mansarda.
Um lado da sótão deve ficar contra uma das vigas existentes. Corte madeira do mesmo tamanho que a viga existente e pregue-a ao lado. Meça a largura da águas-furtadas do lado da viga dupla que você acabou de terminar. A medição deve ser feita da parede interna até a parede interna oposta. Essa largura determinará onde você instalará a próxima viga dupla. Essas vigas duplas serão onde você fixará a seção inferior das paredes do sótão. Instale um pedaço de madeira entre os dois cabeçalhos perpendiculares. Este será o peitoril da janela de trapeira que você instalará mais tarde.
Corte e pregue as cabeceiras nas laterais das vigas duplas perto da inclinação inferior do telhado. Isso determinará a altura do telhado de águas-furtadas. Os cabeçalhos também devem ser peças duplas de madeira. Adicione os dois cabeçalhos duplos mais curtos na parte de trás do quadro da mansarda Instale placas de topo duplas para completar a cobertura da sótão. Adicione pregos de parede entre as placas superiores e as vigas inferiores quando você vai pregar as laterais da parede do sótão. Conclua o quadro e a instalação dos pinos. Os cantos das placas superiores devem ser cortados em um ângulo que se adapte à inclinação do telhado. Também será necessário cortar a parte inferior das vigas da parede perto da parte de trás da estrutura da sótão em um ângulo para fazer eles estão firmes e alinhados contra as vigas duplas.
Corte a madeira que formará a crista do telhado. A madeira deve ser reta. Meça e corte dois pedaços de madeira que serão as vigas comuns do telhado de águas-furtadas e prenda-os à extremidade da empena para fornecer suporte temporário enquanto você instala a cumeeira. Verifique se a crista está nivelada e instalada diretamente antes de cortar e instalar o resto das vigas comuns. É aqui que você anexará o material de cobertura para a trapeira. Você também deve instalar vigas de parede no triângulo formado pelo telhado e a parte superior da janela de águas-furtadas.
Você precisa cuidar da parte de trás da sótão, onde ela se encontra com o telhado principal. É necessário instalar uma armação de prego para as vigas de macaco que serão instaladas no vale feito pela inclinação do telhado. Depois disso, tudo o que resta a você fazer é pregar as laterais e o telhado e instalar a janela antes de pintar a mansarda.
Verifique se o dormer está nivelado com o telhado e as aberturas seladas antes de terminá-lo. Reinstale as telhas, o papel do telhado e o revestimento e repare o teto dentro do sótão. Agora você está pronto para desfrutar de um sótão bem iluminado ou de seu novo quarto.