Projetos DIY são muito gratificantes porque dão a você uma sensação de realização. Também lhe dá a oportunidade de controlar seus gastos e concluir um projeto de acordo com seus padrões de excelência. Isso se você tiver padrões excelentes e não apenas for mesquinho com as despesas. Provavelmente, uma das tarefas mais difíceis para começar o trabalho é misturar argamassa para blocos. Se você tiver blocos que precisam ser unidos, é provável que você tenha um amplo conhecimento sobre como misturar argamassas de resistência industrial. Aqui está um monte de informações que o ajudarão a fazer isso.
Familiarize-se com as ferramentas de que você precisa. Antes de começar a misturar argamassa, você deve se familiarizar com os materiais necessários para concluir o trabalho.
O mixer é sua ferramenta principal. É uma ferramenta sólida em forma de cúpula que você pode operar mecanicamente. Certifique-se de que antes de começar a misturar o cimento e tudo o que é necessário para formar uma argamassa, o misturador foi testado e devidamente lubrificado. Você não quer atrasos porque sua máquina não está funcionando perfeitamente.
O restante das ferramentas consistirá em uma pá com cabo robusto, uma enxada para misturar posteriormente, uma caixa de lama para conter a argamassa misturada e placas de lama para segurar a argamassa durante a fase de construção. Cabe a você decidir se deseja o conjunto completo de itens durante a sessão de mixagem. Se seu orçamento for baixo, você pode consultar pedreiros especialistas sobre a substituição adequada ou ferramentas alternativas.
Você também precisará de um balde cheio de água.
Compre a base de argamassa correta. A argamassa existe em diferentes consistências devido à variação da resistência do cimento aplicado. O tipo N é comumente usado para construção de tijolos. O tipo M está normalmente presente durante a construção de baixo grau. O Tipo S é normalmente utilizado para construção de blocos acima do nível do solo, mas também pode fazer parte da construção de tijolos.
Saiba para onde ir e quanto adquirir. Depois de conhecer os diferentes tipos de base de argamassa, sua próxima parada será uma loja local. Certifique-se de seguir o que é necessário em termos de resistência para alcançar o resultado que você espera quando o projeto estiver concluído. Para orientá-lo sobre a proporção geralmente aceita para uma mistura de argamassa de qualidade, a proporção de areia e cimento deve ser de aproximadamente 3: 1.
Fique de olho na consistência enquanto o mixer está funcionando. Não fique tão perto do mixer enquanto tenta descobrir isso, certo? Durante o processo de mistura, cada lote de argamassa deve ser misturado da mesma forma, portanto, preste atenção ao ajuste de controle no misturador ao continuar com os outros lotes para misturar. Você terá grande dor de cabeça com problemas de construção se não seguir esta regra. Você pode optar por um ou vários recipientes para misturar, desde que a proporção seja seguida.
Inicie o mixer. Depois de misturar areia e cimento, você está pronto para ligar o misturador. Para obter a consistência adequada da argamassa, você deve observar atentamente a trabalhabilidade do material à medida que adiciona água aos poucos. Defina o mixer para sua configuração operacional mais baixa enquanto adiciona água. A capacidade de aderência da argamassa dependerá da consistência espessa do produto acabado. A argamassa muito úmida ou líquida resulta em um desempenho de construção fraco, enquanto a argamassa muito seca não lhe dará a capacidade de colagem de que você precisa. A consistência que você está procurando pode ser comparada à lama macia. Quando você conseguir isso, sua argamassa grudará como cola em seus blocos.
Obtenha alguns blocos concluídos para teste. Pegue de dois a quatro blocos para usar e teste a resistência de sua argamassa, aplicando a argamassa entre os blocos para a colagem. Você saberá que foi capaz de misturar argamassa de qualidade quando os blocos aderiram uns aos outros sem a formação de rachaduras. Agora você pode prosseguir com o resto do seu trabalho.
Se você falhar, apesar de seguir essas etapas, tente novamente até pegar o jeito deste projeto. Lembre-se que a argamassa de mistura deve ser levada a sério, pois irá contribuir para a resistência e durabilidade da estrutura. Se a argamassa enfraquecer uma estrutura, será um processo civil e criminal à espera de acontecer. Preste atenção a cada detalhe e cole-os como cola para melhores resultados!