Como criar designs elegantes de portas dianteiras?
Giovana Zambrano
• 6 min de leitura
Desenhos de portas elegantes e outros toques decorativos legais são coisas que você pode aprender nas aulas de design online. Esta é uma maneira simples, mas eficaz de adicionar um pouco de arte à aparência de uma porta de entrada comum sem a despesa de contratar um decorador particular. Há tanta variedade de estilos, cores e texturas para portas da frente que é aconselhável refletir por um momento sobre a aparência de sua porta da frente. Pergunte a si mesmo: como ficaria com um padrão de estêncil? Existem certos estilos de portas que já são bastante detalhados, com entalhes e chanfros de vidro; naturalmente, nem todas as portas ficarão bem com um padrão de estêncil. Geralmente, os tipos de portas dianteiras que têm um padrão de estêncil são completamente sólidas ou têm muito pouco trabalho de bisel. O tipo de porta mais ideal para usar um desenho de estêncil é uma de madeira maciça, onde não há vidro. Além disso, ajuda ter um padrão de moldura chanfrada na própria madeira. Isso permite que o proprietário use padrões de borda interessantes.
Como exemplo neste exercício, vamos apenas dizer que a porta da frente é de madeira maciça com molduras entalhadas em relevo. Você mandou pintar a porta com uma cor sólida por fora para melhorar a aparência da sua casa, mas a porta não mostra nada além de Branco Antigo por dentro e você está absolutamente entediado com isso. Você quer fazer algo com ele para acordá-lo um pouco, dar-lhe um pouco de vida e brilho, então o que você faz? Quando você cria o estêncil de algo, é claro que a maior decisão a tomar é determinar o tipo de aparência que você deseja que a porta da frente tenha. Você é o tipo de pessoa que gosta de flores ou prefere um visual mais naturalista e terroso com heras? e musgos? Que tal aqueles adoráveis "patos do campo" que você viu nos talheres ou cortinas da cozinha dos seus vizinhos? Muitas lojas de artesanato e varejo oferecem uma grande variedade de formatos de estêncil, portanto, as possibilidades são infinitas. Depois de selecionar seu design preferido, você deve primeiro olhar para a porta sólida e imaginá-la em sua mente com o design completo.
Loja de artesanato local
Concentre-se no que você vê à sua frente. Você tem uma porta de madeira maciça com uma única tinta esbranquiçada aplicada a ela. Acima da maçaneta da porta, no nível dos olhos, estão duas molduras de tamanho médio esculpidas na superfície da porta. Abaixo, há uma grande moldura cortada na superfície de madeira. Os estênceis que você escolheu são alguns padrões de hera, assim como aqueles patinhos charmosos do campo - que são de altura média. Suas tintas devem ser acrílicas artesanais, pois são as mais fáceis de trabalhar nesse tipo de projeto. Apple Barrel é a marca preferida de muitos usuários de tintas artesanais, mas há uma série de outras marcas disponíveis em sua loja de artesanato local. As cores que você selecionaria para este projeto são: Hunter Green, Country Blue e Orange Pumpkin. Você também deve comprar um conjunto de novos pincéis. Cabelo de camelo é o melhor para trabalhar em madeira. Os estênceis de hera que você comprou vêm em dois estilos diferentes: você tem um padrão com hera em forma de "L" para os cantos, bem como um padrão para linhas retas. Antes de começar, você vai querer limpar a porta da frente de todos os detritos para que o pigmento continue sem manchas ou acúmulo. Você também diminuirá a quantidade de bolhas de ar na tinta ao fazer isso.
A próxima etapa é retirar seu primeiro estêncil - o padrão Ivy em ângulo - e colocá-lo contra a primeira moldura chanfrada acima da maçaneta. Agora, existem duas maneiras de fazer isso. Se você se sentir corajoso e quiser ir em frente e pintar no próprio estêncil, faça-o. No entanto, eu recomendo fortemente o desenho o estêncil com um lápis primeiro. Depois que o padrão do estêncil for pintado, será mais difícil corrigir os erros que você cometer. Geralmente, é uma ideia muito melhor desenhar todo o padrão antes de adicionar pigmento ao desenho. Desenhe as bordas primeiro. Para fazer isso, coloque o padrão de hera em ângulo contra o canto superior esquerdo da primeira moldura entalhada. Desenhe o desenho de acordo, depois vire o estêncil e repita o processo no canto oposto. Em seguida, faça o mesmo para os cantos inferiores. Quando todos os quatro cantos estão no lugar, deve haver uma pequena lacuna entre cada um dos quatro ângulos. Execute o mesmo processo no segundo quadro até que ele seja circundado também pelo padrão de hera.
Extensão Ivy mencionada anteriormente
Depois de terminar de desenhar no padrão superior, vá para o quadro inferior e repita o processo. Com a moldura maior na parte inferior da porta da frente, você também usará a extensão de hera mencionada anteriormente. Então, você desenhará os gansos. Com um padrão, coloque-o contra a porta, no centro da moldura de hera; desenhe-o e, em seguida, vire o mesmo padrão e desenhe um segundo ganso de modo que fiquem um de frente para o outro no trabalho acabado. Em seguida, você vai preparar seus pigmentos e começar a pintar o desenho usando Hunter Green para a hera, Country Blue para o corpo dos gansos e Orange Pumpkin para seus bicos e pés. Leve o seu tempo neste projeto. Quanto menos você se apressar, mais profissional o produto final parecerá.
Este mesmo processo pode ser usado para qualquer desenho que deseje aplicar à sua porta. Existem literalmente centenas de estênceis que você pode usar, de designs Art Déco a detalhes sutis de canto. Uma pesquisa em sua loja de artesanato local ou online não só lhe dará a chance de encontrar estênceis e outros materiais de decoração, mas também de folhear revistas de artesãos para obter ótimas novas idéias de design. Você pode ter outras ótimas ideias fazendo algumas aulas de arte ou design online.