Como se tornar um arquivista?

A maioria dos arquivistas possui graduação em arquivística
A maioria dos arquivistas possui graduação em arquivística, história, biblioteconomia ou biblioteconomia.

Como curadores de museus, os arquivistas são responsáveis por conhecer o valor de gravações antigas, fotografias, cartas, documentos ou qualquer outra mídia. Além de avaliar o valor dos objetos, também é função do arquivista decidir quais itens específicos valem a pena salvar e preservar. Quando você pensa nisso, não termina na aquisição do material - esse mesmo material terá que ser documentado e cuidado, o que exigirá tempo e dinheiro valiosos. Se você tem fascínio por história e gostaria de estar próximo de itens que tiveram um grande impacto em como o mundo é agora, ser arquivista pode ser uma profissão muito gratificante.

  1. Comece cedo. Você nunca saberá como será importante ter boas notas no ensino médio até ver as portas da faculdade dos seus sonhos baterem na sua cara. Certifique-se de ter boas notas, bem como uma pontuação SAT acima da média a superior. Isso certamente o tornará irresistível para muitas faculdades e universidades.
  2. Inscreva-se na faculdade ou universidade de sua escolha. A maioria dos arquivistas possui graduação em arquivística, história, biblioteconomia ou biblioteconomia. Esses são os programas mais relevantes para a sua área escolhida, pois você estaria encontrando peças importantes e trabalhando para preservá-las. Isso serve como uma excelente base, caso você realmente queira continuar com essa carreira.
  3. De acordo com um censo recente de um grupo de arquivistas, a maioria dos arquivistas europeus possui um diploma de mestre. Portanto, se você deseja se manter competitivo em empregos de alto nível, será melhor se inscrever para uma pós-graduação em uma escola de renome, conhecida pela excelência em estudos de arquivos. Isso também pode ajudá-lo a ampliar seus horizontes em termos de pesquisa. Você também pode considerar carreiras alternativas, como ensino e orientação para arquivistas juniores. Também seria aconselhável tentar obter um doutorado para avançar ainda mais em sua carreira.
    A maioria dos arquivistas europeus possui um diploma de mestre
    De acordo com um censo recente de um grupo de arquivistas, a maioria dos arquivistas europeus possui um diploma de mestre.
  4. A Academy of Certified Archivists oferece um exame para certificação. O assunto ainda é muito controverso, já que muitos críticos atingiram a organização por seus parâmetros e práticas de teste incomuns, bem como sua exigência de que os membros sejam recertificados a cada 5 anos. Embora seja um requisito ter um certificado para trabalhar para a maioria dos cargos no governo, os empregadores privados optam principalmente por não procurar este requisito. Ainda assim, pode ser um bom desafio se inscrever para a certificação, o que também aumentaria suas credenciais.
  5. Os arquivistas também podem ingressar em sociedades como a Sociedade de Arquivistas Europeus. Isso dá aos arquivistas a chance de avançar e continuar sua educação por meio dos programas da sociedade. Fora isso, dá à profissão uma chance de estar mais atualizada na forma como lida com as novas mídias que precisam ser preservadas, processadas e avaliadas.

Com o advento da mídia digital, o campo dos estudos arquivísticos certamente está mudando. Agora é um cenário dinâmico com muitas disciplinas e oportunidades. É uma ciência e uma arte, e os arquivistas podem ficar felizes em saber que fazem parte da preservação da história.

Artigos relacionados
  1. Como se tornar um professor assistente?
  2. Como se tornar um treinador atlético?
  3. Como se tornar um coordenador de eventos?
  4. Como se tornar um reparador de máquinas de bordar?
  5. Como se tornar um professor de ESL?
  6. Como se tornar um assistente de RH?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail