A secagem de madeiras nobres é um processo que requer paciência e monitoramento contínuo, e sem esquecer que é bastante caro.
A madeira serrada é uma peça de madeira que pode ser utilizada como material para construção, produção de papel e na confecção de diversos produtos de madeira, como móveis. Ele pode ser usado como um produto bruto ou acabado. O produto bruto é comumente usado na fabricação de móveis. Requer medição e corte, dependendo de onde será usado. O produto acabado é uma madeira já cortada em diversos tamanhos. Isso dependerá do uso pretendido para a madeira serrada.
Um tipo de madeira que pode ser usado em bruto ou acabado é a madeira dura. A madeira dura é um tipo de madeira obtida de árvores angiospermas. Exemplos de árvores angiospermas são carvalho, freixo, bordo, cerejeira e nogueira.
Portas de correr de madeira
A madeira dura é usada de várias maneiras. Pode ser usado na cozinha, móveis, portas de correr de madeira, painéis de janela, construção e como piso de madeira. Na maioria das vezes, antes de usar a madeira de lei em qualquer produto, ela primeiro passa por um processo de secagem. A secagem é feita para retirar ou reduzir a umidade do interior da madeira, para que ela dure mais.
Um tipo de madeira que pode ser usado em bruto ou acabado é a madeira dura.
Antes de secar a madeira dura, alguns fatores devem ser considerados. A temperatura necessária para secar e o nível de umidade que deve ser mantido para a madeira. Existem três elementos importantes para a secagem da madeira: calor, ar e umidade.
Madeira de lei seca
Existem diferentes maneiras de secar madeira nobre:
Secagem em estufa convencional. Nesse tipo de método de secagem, a madeira serrada é colocada dentro do forno e então aquecida a uma temperatura variando de 120 graus Fahrenheit a 190 graus Fahrenheit. É controlado por uma máquina totalmente automatizada ou semiautomática. Uma vez que existe a possibilidade de que a madeira serrada seja danificada durante este processo, um termômetro de bulbo úmido é usado para monitorar continuamente o teor de umidade da madeira serrada, evitando assim a secagem excessiva, que pode causar danos.
Secagem de ar acelerada. A secagem acelerada a ar usa pré-secadores como a câmara principal para a madeira serrada. Em seguida, é colocado em uma sala com uma temperatura normal permitindo que o ar seque. Para torná-lo mais rápido, o calor solar é adicionado como um calor suplementar, que deve ter uma temperatura de não mais de 120 graus Fahrenheit.
Fornos de desumidificação. Nos fornos de desumidificação, o ar quente é utilizado e circulado dentro da chave que absorve a água. O ar quente passa por uma máquina chamada desumidificador. O desumidificador converte a água absorvida em vapor que é então liberado por condensação.
Secagem a Vácuo. A secagem a vácuo usa vácuo para atrair a água da madeira serrada para um recipiente.
Além desses quatro, existem outros métodos usados principalmente para a secagem de madeira em casa. São elas: secagem a vapor, secagem por microondas e secagem por prensa.
A secagem de madeiras nobres é um processo que requer paciência e monitoramento contínuo, e sem esquecer que é bastante caro. Essa é a principal razão pela qual as pessoas preferem comprá- lo em lojas de varejo e comerciantes de madeira. Ao comprar madeira de lei, devemos considerar o preço e também a qualidade do produto.