Criar um bom gramado não é apenas plantar grama Bermuda e regá-la para que se pareça com um tapete. Um sistema de drenagem adequado deve estar instalado antes de plantar as verduras para que o gramado fique melhor por mais tempo. Também irá poupar tempo, dinheiro e esforço com a reparação do relvado quando começarem a formar-se poças de água em áreas obscuras do relvado, devido à ausência de sistema de drenagem. Portanto, siga estas dicas sobre como instalar um sistema de drenagem em seu gramado:
Planeje a rota de seu sistema de drenagem. É melhor colocar suas idéias no papel. Planeje onde colocar os tubos. Recomenda-se colocar os tubos em um loop para que a água flua para o outro lado se houver um problema em uma área e não entupir os tubos. Coordene o layout dos tubos com o design de gramado de sua preferência, portanto, se você planeja colocar algumas estruturas, elas não devem obstruir o sistema de drenagem. Também é uma regra prática criar uma forma de absorção onde a água dos canos se acumula. A passagem de água deve ser localizada no ponto mais baixo do gramado, para que toda a água corra suavemente pelos canos e não se entupa ou se acumule em outro lugar.
Tubos sólidos ADS
Selecione os materiais certos. Existem diferentes tipos de tubos disponíveis e a escolha do melhor dependerá do tipo de solo do seu quintal e do tipo de plantas que crescerão ao redor dele. Existem tubos que estão sujeitos a intrusões de raiz; estes são geralmente os tubos flexíveis perfurados e não perfurados. O tipo preferido são os tubos sólidos ADS, que não necessitarão de muita manutenção e substituição. Escolha também os tamanhos corretos para os tubos e conectores, o que dependerá do tamanho do gramado e da quantidade de água que passará.
Prepare o gramado. Cave as trincheiras no gramado conforme planejado e, uma vez que o layout tenha sido completamente cavado, teste se a água fluirá suavemente até a passagem de água. Caso contrário, faça os ajustes nas escavações até que a água flua suavemente. Como regra geral, deve haver uma queda de 7,60 cm a cada 100 metros de corrida, ou uma inclinação de 0,2500. Cave o caminho de imersão com 4 a 6 metros de profundidade e 3 m2 de largura. Este será preenchido com pedras grandes primeiro, depois com pedras menores e a camada superior com solo até que esteja no mesmo nível do resto do gramado. Para os tubos, coloque pequenas pedras nas trincheiras onde os tubos serão colocados.
Instalação adequada
Faça a instalação adequada dos tubos. Deite os tubos nas valas, certificando-se de que os conectores estão devidamente vedados. Teste novamente fazendo correr um pouco de água pelos tubos. Se tudo estiver funcionando, você pode agora cobrir os canos com grama e terra.
Coloque marcadores em seu sistema de drenagem. Para fins de manutenção, é melhor saber a localização exata dos canos, portanto, coloque marcadores como tijolos ou pedras de cores estranhas no trajeto dos canos. Isso pode somar como um design em seu gramado.