Ser capaz de instalar telhados por conta própria pode ajudar a economizar dinheiro e aumentar a eficiência. A todo o processo de instalação de coberturas basicamente pode ser alcançado em cinco etapas fundamentais.
- O primeiro passo é colocar uma superfície nivelada para a pregagem. A superfície é geralmente feita de madeira compensada. É extremamente importante manter o nível, pois qualquer irregularidade pode levar a um telhado irregular.
- A próxima etapa do processo de cobertura envolve a garantia de que o sistema de ventilação é adequado. Como o telhado cobre a parte superior da casa e fica diretamente sobre o sótão, os níveis de ventilação são um ponto importante a se levar em consideração. O objetivo básico do telhado é atuar como uma espécie de escudo de isolamento, evitando que a umidade de fora entre na casa, e também evitando que a umidade e o calor gerados por dentro a casa de escapar para a atmosfera externa. Para permitir o funcionamento ideal, níveis adequados de ventilação precisam ser mantidos. Metade das aberturas deve ser construída ao longo das cristas ou picos. A outra metade pode ser construída perto do beiral do telhado. Os respiradouros das casas de banho e da cozinha devem ser capazes de transportar os materiais de exaustão de dentro para fora da casa.
- A seguir vem pregar os painéis e colocá-los corretamente. Ao colocar os painéis, é importante lembrar que as mudanças nas condições climáticas freqüentemente fazem com que a madeira se expanda e se contraia. Portanto, deve haver espaço suficiente entre os painéis para permitir alterações de medição. Os painéis não devem ser fixados muito próximos uns dos outros.
- Instale a camada de feltro para proteger o revestimento. A superfície precisa ser limpa adequadamente. Uma camada de feltro deve ser instalada para proteger os painéis do telhado de danos causados por vários elementos naturais, como vento e chuva. As telhas devem ser fixadas somente após o feltro ter sido completamente aplainado e fixado o mais uniformemente possível. Isso é importante porque ajuda a garantir que não haja saliências que causem um assentamento desigual das telhas.
- Por último, instale as telhas. Isso deve ser feito de acordo com as instruções fornecidas pela empresa fabricante. Aconselha-se que as telhas sejam fixadas após algum tempo para que o revestimento esteja totalmente adaptado às condições climáticas.