Embora o aço não seja algo que você pode preparar na sua cozinha ou garagem, pode ser útil para vários projetos saber como ele é feito, para que você fique melhor informado sobre o tipo de que precisa. A construção robusta e o processo dependem de seguir corretamente as etapas envolvidas no processo de fabricação do aço.
- O minério de ferro é carregado no alto-forno, junto com o coque (carbono puro derivado do carvão) e o calcário (substância que remove impurezas).
- O ferro sai do alto-forno livre da maioria das impurezas químicas e infundido com uma pequena porcentagem de carbono. Geralmente, a quantidade de carbono nesta mistura é de cerca de 1%, mas irá variar de acordo com a finalidade do aço.
- É transferido para o forno de oxigênio básico (BOF) e combinado com várias quantidades de sucata. No entanto, essa quantidade é sempre inferior a 30% do produto acabado.
- Depois que todos os materiais são carregados na fornalha, eles são expostos a um jato de oxigênio puro. O oxigênio se combina com o carbono para criar monóxido de carbono e dióxido de carbono.
- Esses vapores são retirados do forno de oxigênio básico, mas o ferro fundido purificado - agora chamado de aço carbono - é deixado para trás. A transformação leva menos de uma hora em um forno de oxigênio básico.
- Assim que a reação for concluída, o aço carbono quente é transferido para uma concha gigante.
- Outros metais, como níquel e cromo, são então adicionados para criar ligas de aço.
- A maioria das ligas passa por um processo de desgaseificação, que é projetado para remover quaisquer gases que possam ter sido dissolvidos no metal líquido pela exposição a um gás inerte.
- A etapa final é derramar o elenco. Quando as propriedades metálicas desejadas foram alcançadas, ele está pronto para ser fundido. O aço derretido é derramado em um molde (chamado de elenco) e deixado esfriar.
Depois de compreender as propriedades, aprender como fazê-lo naturalmente segue. Este produto tem uma história longa e variada e é separado do ferro forjado e do ferro fundido apenas pela quantidade de carbono incluída no processo de fundição. É um dos metais mais úteis, conhecido por sua resistência e flexibilidade. Sua utilidade é mais bem demonstrada na construção, e não é de admirar que possa ser encontrada em nossas estradas, nossas casas e nossos carros. Você pode dizer que nossas vidas são construídas de aço.