Se você tem um espaço não utilizado disponível em seu porão, atualmente deitado sem uso ou cheio de lixo que você não suporta jogar fora, é hora de considerar fazer um bom uso do espaço. Por exemplo, você pode converter o porão em um escritório doméstico, um centro de entretenimento, um escritório ou área de recreação. Concluir um porão pode ser um projeto longo e difícil de empreender, especialmente se você for novo nas atividades do faça-você-mesmo. Nesse caso, pode ser preferível deixar as tarefas técnicas e complicadas para profissionais competentes, enquanto você observa e aprende e pode assumir atividades periféricas e de acabamento, como decoração, pintura e mobília do porão acabado. Se você já tem uma ideia aproximada sobre como pode fazer toda a tarefa sozinho, um conjunto detalhado de instruções está listado abaixo, para ajudá-lo a terminar a área do porão em sua casa.Leia...
Passo 1
Preparando um plano detalhado. Antes mesmo de pensar em obter os materiais e equipamentos necessários, é importante ter um plano detalhado cobrindo todos os aspectos da remodelação e acabamento do porão. Isso deve incluir todas as medidas e dimensões da área que você deseja converter, um desenho detalhado em escala da obra acabada, levando em consideração portas, janelas, suportes e vigas de teto, área do piso, etc. Em seguida, liste todos os requisitos com no que diz respeito a encanamento, eletricidade, controle de temperatura e ventilação, materiais de construção, como madeira, tinta, concreto, ferramentas e equipamentos, fiação e material de isolamento, etc. Verifique com um profissional ou um especialista experiente em DIY, se o seu plano cobre todo o material, equipamento e desenhos e medidas precisos. Você também pode precisar verificar as leis de construção locais e obter as licenças necessárias, se necessário, para iniciar seu projeto.
Passo 2
Criação de espaço organizado. Retire todo o entulho e demais materiais armazenados no porão, pois é importante ter muito espaço para a execução do projeto. Certifique-se de levar em consideração quaisquer obstruções fixas, como pilares e suportes de teto, escadas que levam ao nível superior, etc., em seus cálculos e planos gerais.
Etapa 3
Verificando se há umidade e umidade. Uma vez que os porões são geralmente espaços fechados abaixo do nível do solo, é possível que as paredes, o piso e o teto estejam úmidos ou úmidos por causa da drenagem e / ou tubulação incorreta, classificação incorreta do solo ou ausência de calhas que permitem a entrada de água e colete dentro e ao redor do porão. Para descobrir se o porão está sujeito à umidade e umidade, coloque plástico em todo o piso do porão e sele bem as bordas e os pontos onde o piso encontra as paredes. Verifique depois de um ou dois dias o status, se há umidade sobre a folha de plástico, sem problemas, mas se houver umidade ou água acumulada sob a folha de plástico, então você tem um problema. Você pode se livrar deste problema aplicando selante de concreto que é à prova d'água, ao longo das paredes, piso e teto, repare as rachaduras nas paredes, teto ou piso retirando o material rachado e cubra-o com remendo de concreto e trate todas as rachaduras com um agente de ligação padrão.
Passo 4
Disposição do piso, paredes, cantos e teto. Se achar que o piso de concreto está frio demais para o conforto e quiser um piso mais seco e mais quente, será necessário instalar um contrapiso sobre o concreto. Pule esta etapa se você quiser apenas carpete na área do piso. Para o contrapiso, você pode usar materiais como placas de contraplacado com isolamento de poliestireno, ladrilhos, laminados de madeira ou produtos especiais de contrapiso que estão facilmente disponíveis no mercado e não são apenas duráveis, mas também fáceis de instalar.
Para emoldurar as paredes, você pode usar dois por quatro ou madeira de construção, construir a moldura da parede primeiro no chão e, em seguida, levantá-la para emoldurar a parede. As diferentes secções de madeira podem ser fixadas à parede de betão com pregos ou pregos. Você pode repetir esse processo para enquadrar os cantos onde duas paredes se encontram, fazer provisões para portas e enquadrar o teto se desejar instalar o drywall.
Elétrica, aquecimento e canalização. É preferível contratar um eletricista qualificado para fazer a fiação do porão, uma vez que geralmente há um protocolo e códigos rígidos a serem seguidos para a fiação elétrica, que variam de área para área ou estado para estado. O mesmo se aplica aos requisitos de aquecimento e encanamento, já que você precisa de licenças especiais e de uma inspeção final pelas autoridades competentes antes de continuar.
Etapa 6
Isolamento e acabamento de paredes e tetos. O isolamento de fibra de vidro ou poliestireno é um bom material isolante que deve ser instalado nas cavidades da parede para manter o porão aquecido, junto com uma barreira de vapor para evitar o fluxo de ar quente e úmido nas cavidades da parede. Para finalizar o forro, você pode escolher entre drywall ou ladrilhos suspensos fixados em uma estrutura de metal. Para paredes, as opções disponíveis são drywall e placas de madeira em diferentes padrões. Por último, use cores brilhantes e arejadas para pintar o porão, usando sua imaginação para pensar em várias combinações de cores brilhantes.
Concluir um porão em sua casa é um projeto que requer alguns conhecimentos específicos, muito tempo, paciência e muito trabalho. Se você optar por fazer todo o trabalho sozinho, com apenas fins de semana e feriados sendo o tempo disponível, este projeto pode demorar até seis meses ou até um ano. No entanto, se você não se importa em investir o tempo necessário, uma área de porão acabada e utilizável pode ser um projeto interessante e satisfatório de se assumir.