A mancha de água dura é um problema perene para as famílias que usam água dura. Você pode encontrá-los em quase áreas onde você tem que fazer uso de água, e isso é causado pelo alto teor de magnésio e cálcio na água. Além das manchas feias que isso causa, também haverá um aumento perceptível da presença de espuma de sabão e depósitos de calcário nessas áreas. Por causa da película natural que a água dura tem, a remoção da espuma de sabão se torna ainda mais difícil. Isso torna necessário limpar banheiros e pias com muito mais frequência. Se a limpeza for negligenciada, será duplamente mais difícil remover essas manchas. As escamas de cal são o resultado dos depósitos deixados pela água dura e produtos de limpeza regulares pode não ser capaz de lidar eficazmente com o problema. Uma solução mais eficiente seria usar um produto específico que pode neutralizar ou se combinar com esses depósitos minerais. Um deles é o Calgon, que liga os minerais para evitar que forme escuma ou escamas de calcário. Existem outros métodos práticos que você pode praticar para evitar a coloração de água dura. Aqui estão alguns desses métodos.
Vinagre branco ou suco de limão. Estas são soluções práticas e econômicas que você pode usar para depósitos de água dura. Ambos são ácidos, o que pode ajudar a soltar os depósitos minerais para uma remoção mais fácil. Você pode diluir o vinagre com um pouco de água, mergulhar no pano de prato e começar a limpar a mancha.
Bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio misturado com vinagre ou suco de limão também pode ajudar a eliminar manchas de água dura. Combine o seu bicarbonato de sódio com vinagre branco ou suco de limão e aplique nas áreas afetadas. Deixe agir por cerca de 15 minutos e enxágue para remover a pasta. Manchas de água dura voltam enquanto você estiver usando água dura, portanto, será necessário limpar regularmente com bicarbonato de sódio e vinagre.
Produtos de limpeza profissionais. Os tipos de ácidos mais profissionais a serem considerados incluem ácido clorídrico, ácido fosfórico e ácido sulfúrico. Estas são soluções muito poderosas que estão sendo usadas por especialistas em limpeza para lidar com depósitos de água dura. No entanto, você deve manter-se protegido usando o equipamento certo ao usar esses produtos, especialmente para seus olhos e mãos. Aplique esses produtos seguindo as instruções do fabricante e use outros itens úteis em casa para ajudar a limpar essas manchas. As escovas de dente velhas são muito eficazes quando se trata de áreas de difícil acesso. Sua escova de banheiro deve ter cerdas de náilon que sejam fortes e rígidas, como o tipo de cerdas de arame tradicional de escovas pode causar danos ao seu vaso sanitário. As almofadas de nylon também são ótimas para esfregar após a aplicação das soluções de limpeza.
Há certas coisas a lembrar para que você possa reduzir o seu tempo ao limpar manchas de água dura. Em primeiro lugar, desenvolva uma rotina de limpeza. Os banheiros devem ser limpos pelo menos uma vez por semana. Quanto mais você fizer isso, mais fácil será o trabalho, pois definitivamente haverá menos para limpar. Quanto ao banheiro, leva apenas alguns segundos para escovar todos os dias, mesmo sem o uso de limpador. Depois de usar o chuveiro, você também pode secar as paredes com um pano macio ou um rodo para ajudar a impedir a formação de depósitos nas superfícies molhadas. Ao tornar essas práticas parte de sua rotina, as manchas de água dura não devem mais ser um grande problema.