Investir em tapetes de alta qualidade garantirá que você obterá o máximo valor pelo seu dinheiro. É tudo uma questão de durabilidade, retenção de cor e uma almofada resistente. Depois de escolher o melhor carpete para você, o próximo passo é cuidar dele. Existem tantas maneiras fáceis e viáveis de cuidar do seu novo carpete, e aqui estão algumas das diretrizes a serem lembradas:
Descubra se o seu carpete é tratado com proteção de tecido. Pergunte ao atendente da loja se o carpete foi pré-tratado com produtos resistentes a manchas; eles fornecem uma camada protetora ao seu carpete que aumenta sua defesa contra manchas e respingos, bem como contra o desgaste. Isso ajudará o carpete a prolongar sua vida útil.
Vácuo, vácuo, vácuo. No que diz respeito aos cuidados com o seu carpete, a manutenção é fundamental. Você teria que passar o aspirador em toda a superfície uma vez por dia, mesmo que o carpete não pareça sujo. Isso ocorre porque a sujeira e a poeira podem facilmente se acumular na base das fibras e, se você não chegar até eles, se tornarão mais difíceis de remover, além de aumentar o atrito nas fibras (o que levará a um desgaste mais rápido e rasgar).
Limpe os tapetes com um limpador a vapor. Uma máquina de limpeza a vapor é uma das melhores ferramentas para limpar carpetes, pois pode remover com eficácia odores e manchas presos, sem ser muito agressivo para as fibras do carpete. Limpe o carpete a vapor a cada duas semanas e lembre-se de que você também terá que fazer isso na primeira semana em que estender o carpete (não use detergentes na primeira vez). Use apenas água quente e siga estritamente as instruções de uso do fabricante.
Trate no local conforme necessário. A melhor maneira de se livrar das manchas do carpete? O mais breve possível. Não espere que as manchas assentem até que sejam quase impossíveis de remover. Além disso, nunca, nunca esfregue ou esfregue as manchas: o segredo é enxugá-las suavemente e, em seguida, aumentar gradualmente a solução líquida usada no local até que comece a desaparecer. A maioria das manchas pode ser removida com eficácia por vinagre misturado com água ou por detergente líquido suave com água
Coloque tapetes em áreas de alto tráfego. Determine quais áreas do carpete são mais freqüentadas e quais são as mais propensas a se desgastar facilmente. Em seguida, coloque tapetes nessas áreas: esses tapetes protegerão pontos específicos do seu tapete. (afinal, é mais fácil substituir pequenos tapetes do que um tapete inteiro).
Faça uma regra: não pise no carpete com sapatos calçados. Exigirá alguma disciplina, mas com uma aplicação consistente, todos se acostumarão com isso imediatamente. Uma maneira de tornar as coisas mais fáceis para todos é fornecer chinelos limpos na borda do carpete.
Aí está! Estas são apenas algumas das melhores maneiras de cuidar do seu novo carpete. Seguindo essas etapas e tendo muito cuidado para proteger o carpete de elementos que possam danificá-lo, você não terá que se preocupar em substituí-lo por um longo período. Lembre-se: consistência e manutenção regular são fundamentais. Boa sorte e espero que tenha ajudado!