Como limpar pisos de madeira após a remoção de carpetes?
Srta. Sabrina Leal Correia
• 3 min de leitura
Ter pisos de madeira em casa confere-lhe uma classe especial própria. Eles não são apenas duráveis, mas adicionam uma aparência de luxo a qualquer ambiente. Muitos proprietários pensam imediatamente em pisos de madeira quando imaginam como deveria ser a casa dos seus sonhos. No entanto, existe um certo receio quanto a esses tipos específicos de pisos, devido ao equívoco de que eles são difíceis de manter, especialmente se os tapetes se destinam a cobrir áreas específicas do piso ou cobri-las completamente. Só de imaginar como limpar embaixo desses tapetes pode ser um pouco assustador. Se você tiver o conhecimento adequado, pode ser muito simples. Veja como:
Remova cuidadosamente o tapete do chão. Remova todos os grampos e tiras de aderência do chão. Se você encontrar fita adesiva presa no chão, remova-a usando um instrumento de ponta romba com muito cuidado. Uma espátula de plástico seria ideal para minimizar o risco de arranhar ou danificar a madeira. Remova o máximo de fita ou cola que puder. Caso existam alguns pedaços aderidos que seriam difíceis de remover desta forma, sature as áreas com óleo vegetal. Deixe por cerca de uma hora. Prossiga para remover a fita. Deve ser capaz de sair facilmente até lá. Repita o procedimento até remover completamente todos os resíduos do chão. Removedores de adesivos químicos são outra opção para a remoção de adesivos de pisos. Certifique-se e leia as instruções cuidadosamente para se certificar de que está usando o removedor corretamente.
Continue usando o aspirador de pó, percorrendo toda a área para remover com eficácia as partículas de poeira, sujeira solta e fibras deixadas pelo carpete. O aspirador também poderá remover fitas de carpete e adesivos soltos do chão.
Prepare um balde de água misturado com vinagre. Use um esfregão para limpar o chão. Certifique-se de que sua mãe não esteja encharcada com líquido. Deve estar úmido o suficiente para que o líquido não vaze para o chão. Se você encontrar alguma mancha, esfregue a área com o esfregão continuamente até que a mancha seja completamente removida. Um esfregão de náilon também pode ser uma ferramenta eficiente na remoção de manchas persistentes. Álcool mineral também é bom para limpar pisos de madeira. Ferva alguns saquinhos de chá. Mergulhe um pano limpo no chá e use-o para limpar o chão. Use um pano seco para absorver o excesso de líquido e mantenha o chão descoberto até que esteja completamente seco antes de substituir o carpete.
Certifique-se de que o carpete e o tapete também sejam aspirados. Eles têm a tendência de acumular poeira que pode aderir ao piso novamente quando são substituídos, sem antes passar o aspirador.
Crie o hábito de limpar os pisos de madeira para mantê-los com uma aparência tão fresca e luxuosa quanto deveriam ser. O carpete é uma boa forma de protegê-los de danos, mas lembre-se sempre de que eles precisam do seu cuidado especial para manter a aparência distinta que vem exclusivamente dos pisos de madeira.