Você deve ter notado o tom amarelado feio em suas cortinas. Você se pergunta o que exatamente o causou. Bem, aqui está o "verdadeiro" culpado: a fumaça do seu cigarro. Se é seu hábito fumar incessantemente dentro de sua casa, isso pode certamente ter causado danos drásticos em suas cortinas.
Forte conteúdo de nicotina
A tonalidade amarelada de suas cortinas se deve ao forte conteúdo de nicotina de seus cigarros. Quando a nicotina começa a se acumular nas cortinas, ela inevitavelmente cria uma mancha pouco atraente. Além disso, ele também deixa um odor rançoso e pungente. Pior ainda, as manchas e o odor de nicotina não são removidos facilmente com o uso do detergente padrão.
Não se preocupe. Aqui estão os passos práticos sobre como você pode deixar suas cortinas imaculadas:
Prepare a solução de limpeza certa. Quais são as coisas que você precisa? Pegue um litro de água. Deve estar quente. Em seguida, adicione meia colher de sopa de detergente. Compre o tipo líquido, como o que você usa para lavar a roupa. Por último, despeje o vinagre branco. Você precisa de uma colher de sopa. Misture bem. A solução funciona bem se as cortinas forem feitas de acrílico e rayon. Você também pode experimentá-lo para poliéster de náilon.
Mergulhe ou coloque suas cortinas na solução. Faça isso por cerca de meia hora. Você também precisa mexer a água de vez em quando para obter melhores resultados. Em seguida, enxágue bem as cortinas. Use água morna.
Lidar com manchas teimosas. Se a imersão não remover completamente a mancha, pegue um pedaço de pano macio. Umedeça-o em álcool e esfregue suavemente contra a área manchada em suas cortinas. Isso deve funcionar maravilhosamente bem.
Lave suas cortinas. Após realizar as etapas 2 e 3, use uma máquina de lavar para limpar as cortinas. Selecione o ciclo delicado. Depois disso, enxágue-os novamente e pendure-os para secar ao ar.
Prepare soluções específicas para tipos especiais de tecidos para cortinas.
Para cetim e lã: você precisa misturar uma parte da glicerina com uma parte do detergente em uma tigela. Você pode usar o detergente para lavar louça. Em seguida, adicione uma parte de vinagre branco. Misture uniformemente. Depois de um tempo, combine tudo em oito partes de água. A água deve estar morna. Em seguida, siga as etapas 2, 3 e 4.
Para linho e algodão: Prepare dois litros de água. Certifique-se de que está quente. Misture nele uma colher de sopa de detergente (líquido - para roupa) e uma colher de sopa de álcool isopropílico. Coloque suas cortinas manchadas na solução entre 15 e 20 minutos apenas. Em seguida, siga as etapas 3 e 4.
Para cortinas e persianas de vinil: Misture água morna e detergente para louça. A proporção deve ser 8: 1. Em seguida, usando uma escova de cerdas macias, esfregue a superfície das cortinas e persianas de vinil. Uma boa alternativa para o pincel é um pedaço de pano macio. Depois disso, enxágue-os bem com água morna. Você pode então secá-los usando outro pedaço de pano seco.
Para obter melhores resultados, deixe as cortinas de molho durante a noite. Este processo suaviza a sujeira e manchas em suas cortinas.