O vinil é um produto sintético à base de petróleo composto por várias camadas de feltro ou vinil com uma camada superior de uretano para tornar o produto resistente a arranhões, manchas e marcas de desgaste e resistir à umidade, sujeira e poeira. É um revestimento de piso muito popular, acessível, durável e disponível em muitos designs e cores, alguns dos quais reproduzem a aparência natural de ladrilhos, mármores e madeiras.
Produto base chamado cimento de linóleo
Por outro lado, o linóleo é um produto natural feito de óleo de linhaça extraído de sementes de linho. O óleo é então seco e finamente moído para formar um produto de base chamado cimento de linóleo, que é então misturado com outros materiais vegetais como resinas de pinheiro, farinha de madeira e cortiça moída. O produto resultante é então colocado sobre o suporte de fibra de juta para estabilizá-lo.
Ambos os tipos de revestimentos para pisos são duráveis, mas requerem alguns cuidados e manutenção para mantê-los limpos, parecendo novos e duradouros. Aqui estão algumas idéias sobre como manter os revestimentos de piso de vinil e linóleo.
Sempre aspire e varra o chão antes de esfregá-lo. Limpar o chão sem aspirar ou varrer pode transportar grãos, pedras e areia sobre a superfície do revestimento do piso e arranhá-lo.
Use água morna ao limpar pisos de linóleo e vinil. Se houver necessidade de uma limpeza pesada, misture um pouco de sabão neutro, como Ivory Liquid, com água morna e use-o para limpar o piso de linóleo. Para limpeza no local, misture um pouco de água e sabão de lavar e mantenha em um borrifador. Enxágue o chão com um esfregão ou toalha e seque-o.
Se houver sulcos profundos no piso de linóleo, mergulhe uma escova de náilon em água morna e uma mistura de sabonete líquido, esfregue a área e enxágue. Este tipo de limpeza profunda pode ser feito duas vezes por ano.
Borrife um pouco de WD40 em uma toalha limpa e esfregue nas áreas com marcas pretas no calcanhar para removê-las. Enxágue a área com água e solução de detergente até que todos os vestígios de óleo tenham sido removidos.
Se o piso de linóleo estiver encardido e com sujeira profundamente enraizada, será necessário removê-lo e encerá-lo. Execute esta etapa com ventilação adequada e adequada, pois você usará amônia e vinagre aqui. Você precisa trabalhar em seções do chão. Despeje amônia pura em uma seção e espalhe com um pano de prato. Deixe descansar por cerca de quinze a trinta minutos. Faça esta etapa para o resto das áreas. Depois de fazer isso, comece a esfregar a primeira área com uma escova de náilon até que todo o piso esteja terminado. Limpe todo o chão com uma toalha velha limpa e úmida. Misture meia xícara de vinagre por galão de água e use para enxaguar o chão. O vinagre removerá o odor de amônia. Seque o chão antes de dar o próximo passo.
Compre cera de boa qualidade para pisos industriais. Aplique uma camada uniforme com um pano limpo e deixe secar por várias horas antes de aplicar uma segunda camada. Deixe o chão secar completamente. Seu piso de linóleo agora parecerá novo e bem limpo com sua nova camada de cera. A decapagem e a depilação devem ser feitas apenas uma vez por ano.
Alguns pisos de vinil também requerem enceramento. Encere novos pisos de vinil e use uma nova camada de cera regularmente para proteger a superfície do vinil.
Os pisos de vinil com acabamento em poliuretano requerem apenas aspiração e varredura regulares. Use um esfregão úmido para mantê-lo limpo e brilhante. Quando o selante de poliuretano perde o brilho, uma camada de cera autopolida à base de água o revigora.
Um piso de vinil e linóleo bem cuidado pode durar vários anos antes de mostrar alguns sinais de desgaste, especialmente em áreas com tráfego intenso de pedestres.