Puxar o piso de linóleo, embora possa parecer uma tarefa simples, pode ser uma tarefa desafiadora e trabalhosa. É por isso que se você está planejando remover o linóleo atual de sua casa, você deve reservar um dia inteiro para essa tarefa. Mas ajudaria se você praticar algumas técnicas eficazes para ajudar a tornar este projeto mais fácil. Aqui estão algumas dicas para você se lembrar quando quiser puxar o piso de linóleo:
1. Considere colocar um novo linóleo sobre o atual. Pode ser mais prático se você apenas colocar sobre o linóleo novo, especialmente se o atual ainda estiver em boas condições. Isso é especialmente verdadeiro se você suspeitar que pode haver vestígios de amianto no adesivo usado para colar o linóleo (isso pode ser verdade se o linóleo for antigo, por volta dos anos 1970).
Profissional especialmente treinado
Outra palavra sobre o amianto - você poderia ter seu piso verificado por profissionais de redução de amianto em sua área. Se seu piso deu positivo para amianto, é melhor contratar um profissional especialmente treinado no manuseio de amianto para puxar o piso de linóleo.
2. Prepare suas ferramentas. Seu trabalho para puxar o piso de linóleo consistirá principalmente em arrancar o linóleo do piso, amaciar o adesivo e raspar a cola depois. Para essas tarefas, você precisaria de um canivete, uma pistola de ar quente ou água quente e um raspador de piso.
3. Amoleça o adesivo. Primeiro, descubra que tipo de piso está sob o linóleo para que você possa saber a melhor técnica para amaciar o adesivo.
Despeje agua quente
Se o piso for de concreto, você pode cortar o linóleo em tiras e, em seguida, despejar água quente em todo o chão. Espere a cola amolecer (cerca de alguns minutos). Depois, você deve ser capaz de rolar com eficiência as tiras de linóleo. Você pode precisar fazer alguma raspagem em algumas áreas; use sua faca de raspagem para isso.
Se o piso for de madeira, você pode usar apenas uma pistola de ar quente em vez de água quente. Use seu canivete para erguer um canto do linóleo e, em seguida, explodir a pistola de ar quente na área abaixo. Isso amolecerá a cola, o que tornará mais fácil para você enrolar o linóleo.
4. Raspe a cola restante. Enquanto você descasca o linóleo, pode notar que muitos resíduos de cola permanecerão no chão. Use o raspador para retirar o máximo de adesivo possível. No entanto, você deve ter muito cuidado para não arranhar o piso.
Pisos lixados
5. Lixar e pintar o piso. Se você vai colocar um novo linóleo sobre o chão ou não, é melhor que você tenha o piso lixado. Isso garantirá um acabamento liso e uniforme que tornará mais fácil de colocar o novo linóleo.
Aí está! Essas são apenas algumas das coisas a serem lembradas ao aumentar o piso de linóleo. É melhor que você peça a ajuda de seus amigos, para que você possa passar um tempo mais rápido - e mais divertido - neste projeto. Boa sorte e espero que tenha ajudado!