Como fazer limpador de carpete com ingredientes naturais?
Leonardo Vítor Neves de Machad
• 4 min de leitura
Você consegue viver sem tapete em casa? A resposta para essa pergunta é bastante previsível porque não ter um tapete em casa é como viver sem aquecimento central. É totalmente inimaginável. Por quê? Bem, porque um tapete não é apenas para exibição frívola. Esta bela peça de acessório doméstico define um cômodo, acentua uma mesa de centro, protege a madeira de arranhões e fornece uma barreira antiderrapante quando seus filhos estão correndo pela casa.
De pelúcia ou não, o tapete veio para ficar. Se o seu problema é limpá-lo regularmente sem o custo exorbitante de contratar alguém ou comprar algo na prateleira, você pode querer pensar em inventar seu próprio limpador de carpete usando ingredientes naturais. Aqui estão algumas sugestões:
Para remover manchas e manchas, você só precisa de vinagre, água, bicarbonato de sódio e uma garrafa com um borrifador de bico. Misture os três ingredientes e teste em um pequeno pedaço do carpete. Borrife e esfregue a mancha com uma escova macia. Seque a vácuo.
Para remover o mofo e o mofo do carpete que foi armazenado, pegue partes iguais de água e vinagre incolor e despeje a combinação em uma garrafa com um borrifador de bico. Borrife generosamente e, em seguida, enxugue o excesso de líquido com uma esponja seca. Deixe secar.
Para remover a gordura do carpete, pegue uma parte de vinagre incolor e duas partes de água fria e misture. Despeje os ingredientes em uma garrafa com um borrifador de bico. Pegue algumas toalhas de papel e seque-as muito, muito delicadamente, transformando-as no máximo de graxa que puderem absorver. Evite empurrar as toalhas de papel nas fibras. Depois, quando terminar de tirar o máximo de graxa, borrife a mistura de vinagre / água na mancha e limpe com um pano seco. Faça isso repetidamente até que tudo se esclareça. Finalmente, borrife a área com água fria, seque com um pano limpo e seco, cubra a área com um pano separado, deixe secar durante a noite e passe o aspirador no dia seguinte. Este limpador de carpete faz maravilhas em tapetes orientais mas não para tapetes sintéticos e de lã.
Para remover o óleo do motor do carpete, pegue de 6 a 8 pedaços de limão e esprema o suco em duas partes de água fria. Despeje esta mistura em uma garrafa com um borrifador de bico. Certifique-se de que é tudo suco de limão e água sem as sementes. Use uma colher de plástico para retirar o máximo do óleo que está incrustado no carpete. Uma vez feito isso, jogue a colher fora imediatamente. Use um par de toalhas de papel branco para apagar o que resta. Pulverize a solução de limpeza em um pequeno remendo para testar sua reação na área manchada. Prossiga quando perceber que não está causando a propagação da mancha. Após a pulverização, use um pano limpo para secar até que ele desapareça. Deixe secar naturalmente e passe o aspirador no dia seguinte.
Alguns conselhos de escolha e palavras de cautela:
Não reutilize garrafas de plástico.
Mantenha isso fora do alcance das crianças.
Evite a exposição prolongada dos olhos e da pele.
A única solução para queimaduras de cigarro é cortar a parte queimada para que seja bom proibir fumar em qualquer lugar da sua casa.
Amônia, agentes branqueadores, detergentes, diluente e fluido de isqueiro, embora recomendados como último recurso para tirar manchas, são na verdade muito ruins e perigosos para qualquer tipo de carpete (ou casa), então não tente usá-los como limpadores de carpete.
A limpeza de tapetes muito caros e exóticos deve ser sempre deixada para os profissionais.