Sentar-se em uma sauna a vapor para permitir que o corpo sue e se desintoxique é um dos melhores métodos consagrados pelo tempo para ajudar o corpo a se recuperar de uma variedade de doenças. Estes variam de infecção brônquica e asma a rouquidão, tensão muscular e má circulação.
O mesmo nível de vapor e umidade que fornece tantos benefícios de cura, no entanto, também pode promover o crescimento de depósitos de calcário não tão saudáveis e bactérias de mofo nos azulejos, paredes, pisos e rejuntes em uma sala de vapor. Além disso, se a sala de vapor usar água dura para produzir seu vapor, os depósitos minerais que se acumulam nos elementos de aquecimento da sala de vapor também devem ser removidos periodicamente para que a sala funcione com a eficácia máxima pretendida. Se a sala de vapor tiver uma superfície de azulejo tradicional, pode ser necessário limpá-la diariamente ou, no mínimo, uma vez por semana.
Processo de limpeza da sala de vapor
Um banho de vapor infiltrado com esporos de mofo pode fazer os usuários se sentirem fatigados ou até deprimidos, por isso é importante que o processo de limpeza da sala de vapor seja rigoroso e seguido fielmente.
Certifique-se de que sua sala de vapor tenha ventilação adequada, pois isso diminui a quantidade de mofo que se acumula e o tempo de limpeza para eliminá-lo. Pelo menos uma vez por mês, remova os bocais de água e mergulhe-os em vinagre branco puro, uma alternativa não tóxica às soluções de remoção de cal preparadas comercialmente. Mergulhe os bicos por pelo menos 10 a 12 horas; se depois desse tempo a cal não puder ser removida com um pano duro, troque a solução de vinagre e deixe de molho por mais algumas horas.
Elimine moldes rapidamente
Diariamente ou semanalmente, use uma solução de limpeza recomendada pelo fabricante do seu banho de vapor para combater o crescimento de organismos mofados que se acumulam na superfície dos ladrilhos e do rejuntamento. Ou você pode limpar verde usando um dos três desinfetantes naturais que são capazes de matar rapidamente os fungos.
O primeiro deles é o óleo da árvore do chá, que pode ser esfregado com uma escova macia em todas as áreas ladrilhadas do banho de vapor. Esta é a opção de limpeza mais cara e deixará um cheiro forte de desinfetante para trás.
O segundo removedor de mofo natural é o óleo de semente de toranja, que não deixa aroma, mas é uma opção de limpeza quase tão cara quanto o óleo da árvore do chá.
O inibidor natural de fungos mais barato é o vinagre branco. Misture qualquer um desses três em um borrifador com água destilada para criar uma solução que pode ser borrifada em todas as superfícies do banho de vapor e enxugada ou lavada com roupas limpas ou água.