Localizados principalmente em spas, hotéis e academias, os banhos turcos são lugares onde você pode sentar, relaxar e suar. O vapor e o suor podem ajudá-lo a relaxar e rejuvenescer os músculos, além de eliminar todas as toxinas acumuladas em seu corpo. Infelizmente, nem todo mundo pode se dar ao luxo de ir a spas e hotéis regularmente. Outras pessoas não podem nem pagar uma assinatura mensal para uma academia. Se for esse o seu caso, saiba que pode criar uma sala de vapor em casa. O processo de criação de uma sala de suor não é tão caro quanto você imagina. Além disso, você poderá usá-lo sempre que quiser. Aqui estão algumas dicas.
Designe uma sala para isso. A primeira coisa que você terá que fazer é decidir qual cômodo da sua casa será convertido em uma sauna a vapor. Se você tem um quarto extra, você pode usá-lo, mas tenha em mente que você terá que fazer muitos trabalhos de construção e reforma para convertê- lo. O melhor lugar para uma sauna a vapor sempre será o banheiro. Se você tiver um extra, use-o. Isso é melhor porque a água não será um problema e porque os banheiros já são revestidos de azulejos, então você não precisará mais revesti-los.
Comece a renovação. Esteja você usando um banheiro ou quarto, haverá algumas reformas a serem feitas. Supondo que você tenha optado por seu banheiro extra, a primeira coisa que você precisa fazer é vedar as janelas e todas as outras lacunas ou buracos aparentes. Isso é crucial, pois você desejará vedar o calor. A única lacuna que pode ser tolerada para o fluxo de ar é a parte inferior da porta. No entanto, essa lacuna deve ser muito pequena. Se você tiver janelas, feche-as e forre-as com silicone para vedação máxima. Se houver orifícios ou lacunas, use silicone para vedá-los também. No que diz respeito ao teto, tecnicamente, uma sala de vapor deve ter um teto não superior a 9 metros. Se seu banheiro extra tiver 9 metros de altura ou menos, isso é bom. Caso contrário, você terá que criar um teto mais baixo. Peça a um empreiteiro que trabalhe nisso.
Configure o gerador de vapor. Você pode comprar isso em sua loja de eletrodomésticos local. Existem os portáteis e outros muito maiores com uma unidade externa. Selecione um que você acha que produzirá vapor suficiente para sua sala de vapor. A própria máquina virá com um conjunto de instruções que o ensinarão como instalá-la e mantê-la adequadamente. Se as instruções forem muito complexas, peça a um empreiteiro para trabalhar na instalação.
Assim que o gerador de vapor estiver instalado, teste-o e veja se a sala ferve. Se isso acontecer, você pode desfrutar de um bom vapor. Para seu assento, você vai querer um banquinho alto que seja bem alto, mais alto que a metade inferior da parede. A razão para isso é porque o vapor tende a flutuar para cima. Ao sentar-se mais alto ou mais perto do teto, você ficará mais exposto ao vapor.