Um vaso sanitário bloqueado ou entupido não é agradável, mas é um problema bastante comum. Felizmente, geralmente é um problema que pode ser facilmente resolvido por você mesmo, sem a necessidade de chamar um encanador profissional. Existem vários métodos diferentes que podem ser usados separadamente ou em conjunto para limpar o vaso sanitário bloqueado e fazer com que ele escoe sem problemas novamente.
Lugares necessariamente não higiênicos
Observe, porém, que os banheiros são locais necessariamente anti-higiênicos, e um banheiro bloqueado ou entupido é duplamente perigoso. Lembre-se de usar luvas de borracha (e óculos de segurança, se tiver) e colocar algumas camadas de jornal ou uma toalha velha que você não se importe de jogar no chão ao redor do vaso sanitário antes de começar.
- Tente despejar cerca de meio balde de água muito quente (NÃO fervente) no vaso sanitário - lentamente. Se o vaso sanitário começar a drenar, mas ainda estiver demorando muito, repita algumas vezes. Se o vaso sanitário não começar a drenar, passe para a próxima etapa.
- Pegue um êmbolo e comece a mergulhar. Tente mergulhar em um movimento para trás e para a frente, em vez de para cima e para baixo, e realmente coloque algum esforço por trás disso. Como alternativa, se você não tiver um êmbolo, você pode usar um velho esfregão de cabeça de pano. Simplesmente insira o esfregão no vaso sanitário da mesma forma que faria com um êmbolo e mova-o em um movimento push-pull para soltar o entupimento e desbloquear o vaso sanitário. Se a água começar a escorrer depois de usar o êmbolo ou o esfregão, está tudo pronto. Caso contrário, vá para a Etapa 3.
- Endireite um cabide de arame, deixando uma pequena forma de L em uma das extremidades. Empurre essa extremidade na curva S no vaso sanitário para empurrar as obstruções. Se você souber o que causou o bloqueio, como um brinquedo de criança ou um ambientador de vaso sanitário, o cabide de arame pode ser usado como um gancho para tirar o item das curvas S ou P.
- Depois de desbloquear o vaso sanitário, certifique-se de limpar o vaso sanitário e todas as ferramentas que você usou - como o êmbolo - para evitar o crescimento e a propagação de bactérias e germes.
Se você seguir essas etapas e seu banheiro ainda estiver bloqueado ou entupido, pode ser hora de chamar um encanador. Embora a maioria das obstruções seja causada por pequenos brinquedos, desodorizantes de vasos sanitários e muito papel higiênico, há um milhão de maneiras pelas quais um vaso sanitário pode ficar bloqueado ou entupido que simplesmente não pode ser resolvido por você mesmo. Use seu bom senso para evitar causar outros problemas que podem ser mais caros ou difíceis de corrigir.