Uma motosserra bem ajustada teria um carburador perfeitamente fino, mesmo em alta rotação do motor. Um sinal de um carburador de motosserra com defeito é que o motor soltaria muita fumaça. E com o tempo, o dano pode progredir e diminuir a vida útil de sua motosserra. Ajustar o carburador da motosserra seria a melhor alternativa para dar uma nova vida à sua motosserra. Veja como.
Lembre-se de que, como qualquer motor, as motosserras devem ser verificadas regularmente para garantir boas condições de uso. Verifique cuidadosamente o manual do usuário e saiba o número do modelo do motor da motosserra, as configurações específicas do fabricante e a manutenção adequada. Mapeie o modelo do carburador e tenha com você as ferramentas básicas, como chaves de fenda, chave inglesa e conjunto de chave hexagonal.
Inicialmente, você precisa ter certeza de que o combustível do motor da motosserra está a apenas metade ou dois terços do tanque de combustível. Diz-se que menos combustível no tanque afeta muito os ajustes feitos em seu carburador. Quaisquer ajustes no carburador seriam mais difíceis se esta etapa não fosse cumprida.
Consulte o seu manual para saber como acessar o carburador. Antes de desmontar qualquer coisa, certifique-se de se familiarizar com cada porca e parafuso. Lembre-se de onde cada peça é colocada e como parecia antes. Coloque as peças removidas separadamente e de acordo com a forma de remoção.
Use uma chave inglesa ajustável e chaves hexagonais ajustadas à porca de sua motosserra e remova o compartimento da motosserra. Tenha as chaves de fenda e o manual em mãos ao se aproximar do carburador. Existem pequenos parafusos perto do motor que ajustam com precisão as configurações do carburador. Veja por que você tem os ajustes necessários pelo livro.
Coloque sua motosserra em uma posição segura quando estiver prestes a testar os ajustes. Ligue o motor da motosserra e deixe-o aquecer por 2 a 3 minutos. Isso permite que seus ajustes iniciais sejam executados pelo motor.
Procure o parafuso de ajuste de marcha lenta em seu manual e faça o ajuste fino. Enquanto estiver ligada, a motosserra pode acelerar mais ou diminuir repentinamente de velocidade conforme você a afina. Coloque temporariamente o ralenti um pouco mais alto à medida que ajusta os outros parafusos.
Em seguida, é necessário saber a localização do parafuso de ajuste para baixa velocidade. Determine o ponto médio do parafuso, pois este deve ser o nível em que o parafuso específico deve ser colocado. Para verificar as alterações feitas, puxe ligeiramente o gatilho da motosserra e verifique as configurações de baixa velocidade.
Depois de ajustar todos os parafusos, abaixe ligeiramente o parafuso ocioso e coloque a motosserra em velocidade máxima. O motor deve funcionar sem problemas em comparação antes das alterações feitas, mas ainda estaria um pouco nervoso. O toque final é ajustar o último parafuso, que é o parafuso de velocidade total. Quando o ajuste fino é definido para este parafuso, você notará que a motosserra funciona suavemente, mesmo em alta velocidade.
Desligue a motosserra e reinstale tudo o que foi retirado. Coloque a carcaça de volta em sua posição e certifique-se de que cada porca e parafuso estejam em sua posição original. Agora você pode usar sua motosserra como se fosse nova de novo!