Como definir as configurações do carburador?

O carburador opera em conjunto com outros componentes do motor do carro
O carburador opera em conjunto com outros componentes do motor do carro, como o sistema de ignição e o trem de válvulas.

A principal função de um carburador é misturar ar e gasolina para a combustão interna do motor de um carro. Essa mistura precisa estar na proporção adequada para que o carro funcione sem problemas. Um desequilíbrio em que há mais combustível do que ar resulta em um carro lento e um desperdício de combustível. A outra ponta do desequilíbrio, onde há mais ar do que combustível, cria um efeito perigoso. Neste caso, o combustível fica muito quente e, portanto, é aceso prematuramente antes que a vela de ignição possa detoná-lo. Isso pode danificar significativamente o motor do carro. Aqui estão algumas dicas para definir as configurações do carburador.

1. Determine se os outros componentes do motor não apresentam problemas.

O carburador opera em conjunto com outros componentes do motor do carro, como o sistema de ignição e o trem de válvulas. Certifique-se de que o estado geral do motor é realmente bom e de que não há mau funcionamento nas outras peças individuais, de modo que você possa presumir com segurança que o problema está isolado no carburador. Este é um primeiro passo importante, pois irá poupar muito tempo. Você poderia acabar ajustando constantemente as configurações do carburador e ainda assim obter resultados negativos, porque o tempo todo era a afinação da ignição que precisava ser consertada.

Desequilíbrios da mistura do carburador

2. Verifique se há desequilíbrios na mistura do carburador.

Uma maneira de fazer isso é usar um analisador de gás para medir as quantidades de hidrocarboneto, monóxido de carbono e oxigênio no escapamento. Existem também velas de ignição especialmente projetadas com corpos de vidro que permitem visualizar diretamente a cor do combustível em ignição na câmara de combustão. Uma cor amarela indica que há muito combustível na mistura; uma cor azul esbranquiçada significa que há muito ar. Uma proporção adequada de ar e combustível apresentará um tom de azul semelhante ao da chama azul do queimador de um forno a gás. A condição da vela de ignição também pode indicar qualquer desequilíbrio de mistura ocorrendo no carburador. Com o motor desligado, retire e inspecione as velas de ignição. Se estiverem escurecidos pela fuligem, é porque há combustível demais. Se estiverem salpicados de depósitos acinzentados, é porque há ar demais. Uma mistura correta deixaria as velas de ignição com uma cor cinza-amarronzada.

3. Verifique os circuitos do carburador.

A principal função de um carburador é misturar ar
A principal função de um carburador é misturar ar e gasolina para a combustão interna do motor de um carro.

Um carburador é composto por várias entradas e válvulas que são responsáveis por controlar a quantidade de combustível e ar que entrará na câmara de combustão do motor. Geralmente, existem três condições operacionais que o carburador deve se ajustar a:

  1. quando o carro está ocioso
  2. quando o carro está parcialmente acelerando
  3. quando o carro está em aceleração total

Alcança velocidade de cruzeiro

Essas entradas e válvulas são agrupadas em circuitos, cada um atribuído a uma condição operacional específica. Portanto, existem circuitos ociosos, circuitos de aceleração parcial e circuitos de aceleração total. Esses circuitos nem sempre operam um de cada vez. Por exemplo, quando um carro está completamente parado, apenas o circuito de marcha lenta estará ativo; quando ele começa a se mover, o circuito de aceleração parcial se junta; e então, quando atingir a velocidade de cruzeiro, o circuito de aceleração máxima também será ativado. Quando o motor pára ou quando ocorrem perdas repentinas e inexplicáveis de potência do motor, é importante que você observe as condições operacionais em que o problema se manifestou. Isso o ajudará a identificar qual circuito do carburador você precisa inspecionar e ajustar. O componente específico que você precisa observar cuidadosamente é o tubo de emulsão. Neste componente, o ar e o combustível são pré-misturados antes de entrarem na câmara principal do carburador. Na parte inferior do tubo está o jato principal que traz o combustível e no topo está o jato de purga de ar por onde o ar entra. Ao longo do tubo estão orifícios minúsculos que ajustam a proporção ar-combustível da mistura. Quando qualquer uma dessas passagens é bloqueada por sujeira, fuligem ou qualquer outro depósito do motor, o componente não funciona corretamente e a mistura fica desequilibrada.Ajustar o carburador para que ele volte a fazer a mistura adequada de ar-combustível geralmente é uma questão de retirar o tubo de emulsão e limpá-lo.

Na verdade, os carburadores foram substituídos por sistemas de injeção de combustível que são mais eficientes em termos de consumo de combustível porque podem detectar e se ajustar automaticamente às demandas de potência do motor. No entanto, se você possui um carro que foi feito antes de 1990, precisará se munir de um pouco de conhecimento sobre como funcionam os carburadores e como ajustá-los.

Artigos relacionados
  1. Como fazer compras na cremalheira do pneu?
  2. Como trocar um motor Honda?
  3. Como solucionar problemas do motor?
  4. Como saber se você precisa de um alinhamento de front-end?
  5. Como apertar as porcas de roda?
  6. Como afinar um carro?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail