Os cães de trenó são cães altamente treinados. Vê-los puxar um arrasto cobrindo longas distâncias em condições extremas pode fazer você se perguntar como esses cães foram treinados. Treinar cães de trenó realmente leva muito tempo, e isso pode significar anos. Você deve ter paciência para ensinar seu cão de trenó a puxar e cooperar adequadamente com uma equipe de outros cães.
Para treinar seu cão de trenó, você precisa ter seu próprio trenó ou arrasto. Você também deve preparar um arnês, uma guia, um pouco de corda (cerca de 15 a 20 metros) e uma coleira para o cão. As dicas abaixo serão úteis se você quiser treinar seus próprios cães de trenó.
Treine um cachorro jovem. Treinar seus cães enquanto eles são jovens ou ainda filhotes tornará as coisas mais fáceis. Certifique-se de comprar e treinar uma ninhada. É importante que você ganhe a confiança do seu cão enquanto o treina para puxar. Assim, começar a treiná-los bem jovens é o melhor caminho.
Acostume seus filhotes com coleiras e coleiras. O melhor é fazê-los usar a gola na maior parte do tempo e levá-los para passear. Estar com você regularmente permitirá que eles fiquem à vontade e, como resultado, eles aprenderão a se divertir com você e a confiar em você também. A fase de aprender a receber comandos de você também será agradável para eles.
Quando seus filhotes chegarem aos quatro meses de idade, você deve apresentar a eles o arnês. Você deve comprar um arreio que seja pequeno o suficiente e que caiba no seu filhote. Você deve prender algo atrás dele que mede 3 metros de comprimento.
Amarre uma corda que mede de 15 a 20 metros de comprimento na coleira do cão. Depois disso, você pode dar o comando de início. Tente ajudar seu cão correndo atrás dele enquanto ele puxa o trenó. Você deve escolher um arrasto mais leve para o seu filhote começar a puxar. Isso evitará machucar ou assustar seu cão. Uma escolha ideal será um caminhão para neve, pois é leve e também desliza bem.
Depois que o cão correr cerca de 50 metros, você pode dar o comando de parada. Ao dar este comando, certifique-se de arrastar. Não vá na frente de seu cão ao dar comandos. Seu cão deve aprender a receber comandos enquanto você está atrás. Mas, se o seu cão é do tipo que quer puxar naturalmente, você pode caminhar ao lado dele e tentar puxar a corda com cuidado algumas vezes.
Deixe seu cão descansar e recuperar o fôlego após cada corrida. Ambos devem descansar um pouco e quando recuperar as energias, repita o procedimento.
O trabalho em equipe também deve ser ensinado a seus cães de trenó. Você pode ensinar esse valor a seu cão fazendo-o puxar um trenó junto com um cão mais velho. Filhotes de cinco meses são ideais para atrelados aos mais velhos. O cão mais velho guiará o cão mais novo e ensinará o último como eles podem trabalhar juntos como uma equipe de cães de trenó.
Você deve treinar apenas um cão de cada vez para poder dar toda a sua atenção. Aulas frequentes e curtas garantem que o seu cão se lembrará de tudo. Não se esqueça de elogiar o cão ao longo do treinamento.
Treinar seus cães de trenó pode ser divertido e, ao mesmo tempo, ajudá-lo a estabelecer um forte vínculo entre eles. Você só precisa ter paciência e paixão no treinamento de seus cães. Não vai ser tão fácil, mas o treino vai valer a pena.