Como lidar com a micção incontrolável do seu animal de estimação?
Leonardo Vítor Neves de Machad
• 4 min de leitura
As etapas que você precisa saber para superar esse problema com animais de estimação
Não é incomum um filhote urinar em momentos difíceis; afinal, ele provavelmente ainda não foi domesticado. Mas, à medida que o filhote cresce, a micção incontrolável pode se tornar um problema. Se o seu cão urina com frequência quando você se aproxima dele ou quando você chega em casa do trabalho, ele pode estar sentindo uma sensação submissa ou excitação ao urinar. Existem etapas que você pode seguir para superar os dois problemas.
Passo 1
Perceba as circunstâncias. Antes de identificar o que está causando a micção incontida do seu cão, você precisa descobrir quando o problema ocorre.
Preste muita atenção ao seu cão.
Faça uma lista e tente acompanhar onde e quando o cão urina. Ao rastrear o "quando", não pense na hora do dia; em vez disso, pense no que estava acontecendo quando aconteceu. Pode demorar alguns dias para fazer uma lista, porque alguns cães têm o problema esporadicamente.
Anote a atitude do seu cão quando o problema ocorreu. Ele parecia assustado ou feliz?
Passo 2
Identifique o tipo. Depois de ter uma lista de onde e quando ocorreu a micção, você pode levar em consideração o comportamento do seu cão e descobrir se ele é submisso ou excitado.
Se o seu cão urinou quando você se aproximou dele e pareceu temer a sua abordagem, a causa provável é a submissão. O mesmo é verdade se ele urinou enquanto era repreendido por um comportamento indesejado.
Se você estava brincando com seu cachorro e ele urinou ou urinou quando você chegou em casa do trabalho, a causa provável é a excitação.
Antes de iniciar qualquer programa comportamental, você deve planejar uma visita ao seu veterinário. Seu veterinário pode certificar-se de que a micção não está relacionada a um problema médico.
Etapa 3
Compreender e superar a micção submissa. Pode ser difícil tratar um problema sem primeiro entender por que ele ocorre. Os cães são animais de carga naturais e olham para o seu líder. Um cão submisso o verá como seu líder, o que é necessário para o treinamento. O problema ocorre quando seu cão está com medo.
Cães tímidos ou tímidos costumam ser propensos a urinar de forma submissa. Eles podem vê-lo como uma ameaça (não necessariamente por sua culpa, mas por causa de circunstâncias anteriores) ou podem ter medo de estranhos.
Nunca repreenda um cão por urinar submisso. A repreensão só aumentará o problema.
Os cães submissos muitas vezes não têm confiança. O treinamento de obediência é uma ótima maneira de aumentar a confiança do seu cão e criar um vínculo mais forte.
Se o seu cão se submete quando você se aproxima, tente trabalhar em outras técnicas de treinamento conforme você se aproxima. Por exemplo, ordene-lhe que se sente enquanto caminha em sua direção e recompense-o por completar o comportamento.
Sua postura dominadora pode ser assustadora para um cão já tímido. Em vez de se aproximar do cão em uma posição vertical, agache-se até o nível dele. Tente evitar contato visual prolongado, pois isso também é um sinal de dominância.
Passo 4
Compreender e superar a excitação ao urinar. A excitação urinária é exatamente o que parece: seu cão urina acidentalmente quando fica muito excitado.
Esse tipo de micção não é incomum em filhotes e pode se corrigir com a idade.
Se o seu cão urinar quando você entrar em casa, há algumas coisas que você pode fazer.
Tente entrar por uma porta onde seu cachorro tenha acesso a um quintal. Assim, você pode abrir a porta e deixar seu cachorro urinar lá fora. Esta não é uma solução permanente e só deve ser usada até que o seu cão supere o problema.
Não se preocupe em entrar em sua casa. Toda a sua família e convidados devem ser instruídos a seguir esta regra. Conforme seu cão pula para cima e para baixo, simplesmente dê um tapinha na cabeça dele e siga em frente. Depois de estar em casa por pelo menos dez minutos, você pode prestar mais atenção ao seu cão. A chave é manter o barulho inicial no mínimo.
Etapa 5
O que você deve e não deve fazer.
Sempre recompense seu cão por seu bom comportamento. Se ele se sentar com calma e confiança quando você se aproximar dele, dê-lhe uma guloseima ou leve-o para brincar.
Nunca castigue ou repreenda seu cão por ter urinado. Mesmo com a excitação ao urinar (e especialmente com a micção submissa), ficar com raiva de seu cão só vai piorar o comportamento.