Se você tem um gato, já sabe como pode ser desagradável manter a caixa sanitária limpa. Mas você sabia que os gatos podem ser treinados para usar o banheiro? É verdade, e você pode fazer isso sem comprar nenhum equipamento especial! Os gatos aprendem muito rapidamente e, antes que você perceba, pode jogar fora aquela caixa de areia bagunçada para sempre. Veja como começar.
Processo de treinamento de toalete
Se você estiver trabalhando com um gatinho, primeiro você terá que treiná-lo para usar a caixa sanitária. Este e um processo muito simples. Coloque a caixa no banheiro ao lado do vaso sanitário, e então, depois que o gatinho comer, coloque na caixa e coça as patas na cama. Os gatos usam sujeira naturalmente e, após algumas tentativas, o gatinho vai direto para a caixa de areia. Depois que o gatinho estiver treinado, você pode começar o processo de treinamento para usar o banheiro.
Coloque a caixa de areia ao lado do banheiro. O gato se sentirá confortável ao ir ao banheiro e a transição da caixa de areia para o banheiro pode começar.
Quando o gato estiver confortável com a caixa no banheiro, você precisará começar a aumentar a altura da caixa de areia. Reúna algumas listas telefônicas antigas. Comece colocando um livro sob a caixa de areia. O gato aprenderá rapidamente como pular para alcançar a caixa. Depois de alguns dias, adicione outro livro. Seu objetivo é elevar a caixa sanitária à mesma altura do banheiro. Não apresse o processo. O gato precisa estar confortável com cada nível que a caixa é levantada.
Comece a misturar o jornal rasgado com o lixo. Você não conseguirá usar areia para gatos no banheiro, e o gato precisa se sentir confortável com o uso de papel antes que a transição final possa começar. Aumente gradualmente a proporção de papel para lixo.
Quando a caixa de areia está na mesma altura que o topo do vaso sanitário e o gato se sente confortável usando a caixa nessa altura, é hora de começar a transição. Neste ponto, a caixa deve conter apenas papel. Você também precisará começar a usar uma caixa de papelão plana em vez de uma caixa de areia de plástico.
Coloque a caixa de areia de papelão em cima do assento do vaso sanitário. Certifique-se de que está equilibrado. O gato seguirá a caixa. Mais uma vez, deixe o gato se sentir confortável com a caixa no assento do vaso sanitário e certifique-se de que ela esteja no lugar o tempo todo.
Faça um pequeno furo no meio da caixa. Ao mesmo tempo, comece a cortar as laterais da caixa também e coloque menos papel nela. Também pode ser aconselhável prender a caixa ao assento do vaso sanitário. Lembre-se de que, embora tudo isso possa ser um incômodo, depois que o período de treinamento terminar, todo esse trabalho valerá o esforço. Observe que você provavelmente precisará trocar a caixa todos os dias por motivos sanitários.
Depois de alguns dias, aumente o tamanho do orifício na caixa e continue baixando as laterais. O objetivo é acabar com um pedaço de papelão achatado com um orifício no meio que pode caber embaixo do assento do vaso sanitário. Deixe um pouco de papel no papelão para que o gato continue a ter a ilusão de ter uma caixa sanitária.
Não fique pairando. Dê ao gato um pouco de privacidade. O gato aprenderá a fazer isso e, quanto menos interferência você oferecer, mais rápido o processo funcionará. Antes que você perceba, seu gato se empoleirará automaticamente no assento do vaso sanitário e você poderá jogar fora a caixa de areia para sempre.
Este sistema funciona com a maioria dos gatos, mas se você tiver um gato que está particularmente traumatizado pela água, pode não ser possível treiná-lo para usar o banheiro. E, se esse método não funcionar, existem produtos desenvolvidos para facilitar esse processo. Não desanime e tente métodos alternativos. Vale a pena o esforço!
Dicas rápidas:
Ao treinar um gato para o banheiro, seja paciente.
Dê ao seu gato um pouco de privacidade e não fique pairando!