Se você é dono de um gato e nunca teve que lidar com um gato sibilante, rosnando ou encolhido, considere-se com sorte. Em algum momento durante a vida do seu gato, ele inevitavelmente ficará ansioso ou agitado. As causas são bastante variadas, mas seja qual for o motivo, você precisará ajudar seu gato a se acalmar. Veja como acalmar um gato:
- Avalie a situação. O seu gato está assobiando para o gato do vizinho? Seu gato está encolhido no canto porque há muitos visitantes em sua casa? O seu gato está invadindo a casa porque está muito animado para brincar? Se você não consegue descobrir o que deixa seu gato tão agitado, procure padrões de comportamento. Alguns gatos exibem um comportamento estranho devido a eventos anteriores em suas vidas. Determinar o que deixou seu gato todo nervoso é o primeiro passo para acalmá-lo.
- Leve seu gato para um lugar tranquilo. Se possível, leve seu gato para um lugar tranquilo, como um quarto de sua casa, onde ele possa se esconder até que a emoção acabe. Fale com uma voz calma para evitar que fiquem mais agitados. Alguns gatos podem preferir ser deixados sozinhos, enquanto outros gostam de ser abraçados.
- Melhore a situação. Se você não conseguir tirar seu gato da situação completamente, tente tornar as coisas mais fáceis para eles. Quando viajar, leve a comida e os brinquedos favoritos do seu gato. Coloque um cobertor na sacola e traga-o bem antes do grande dia para que eles se acostumem. Coloque uma música ou ligue a TV para distraí-los de uma tempestade que se aproxima. Fazer o que você pode para torná-lo menos agitado é mais fácil do que tentar acalmá-lo mais tarde.
- Experimente ervas. Se houver probabilidade de o seu gato ficar agitado, comece a rotina calmante antes que isso aconteça. Ervas como tomilho e camomila podem naturalmente acalmar os nervos do seu gato quando adicionadas ao prato de água. Existem outras maneiras de proporcionar um ambiente calmo também, incluindo iluminação baixa e falar em voz baixa.
- Fale com o seu veterinário. O seu gato sempre fica agitado quando você puxa a transportadora para gatos ou começa a se encolher ao primeiro trovão? Converse com seu veterinário sobre as maneiras adequadas de lidar com essa reação natural ao medo. Seu veterinário pode sugerir coisas que você pode fazer ou prescrever um medicamento que pode acalmar seu gato.
Lidar com um gato ansioso ou agitado pode ser difícil, pois você não pode argumentar com eles. Em vez disso, tente lidar com a situação, removendo o gato da situação ou tornando-a melhor. Se a ansiedade ou agitação é um problema de rotina para seu gato, uma ida ao veterinário ajudará a resolver isso e a ajudar seu gato a viver uma vida saudável e feliz com você.