Se você é dono de um gato, deve ter notado ao voltar das férias - uma planta antes robusta agora esfarrapada e rasgada. Ou talvez esteja acontecendo mordida por mordida ao longo de um período gradual de tempo, quase imperceptivelmente até que um dia você está regando uma planta que quase não tem mais folhas. Quem é o culpado? Seu adorável amigo felino!
Vegetação interna saudável
Os gatos são notórios comedores de plantas. Como podemos satisfazer nosso amor por vegetação interior saudável e, ao mesmo tempo, manter um gato de estimação de forma responsável? É importante que todos tomemos as medidas necessárias para evitar que nossos gatos comam plantas caseiras, não apenas porque não queremos que nossas plantas morram, mas principalmente porque muitas plantas caseiras comuns são tóxicas para os gatos. Ensinar seu gato a evitar plantas domésticas pode ser uma questão de sobrevivência. Se o seu gato também tiver outros problemas comportamentais, pode ser necessário adotar uma abordagem ampla para treiná-lo; para isso recomendo Soluções para problemas de comportamento felino.
Para evitar que seu gato coma plantas domésticas:
Precauções tóxicas para plantas. Em primeiro lugar, você deve consultar uma lista de plantas domésticas tóxicas para determinar se alguma de suas plantas é ou não tóxica para os gatos. Se você sabe ou suspeita que seu gato está consumindo uma planta tóxica, entre em contato com o consultório veterinário ou uma clínica de emergência imediatamente. Não é bom esperar que os sintomas de envenenamento ocorram. Se você informar ao consultório médico qual planta o gato ingeriu, a equipe poderá fornecer conselhos apropriados.
Se você mantém plantas tóxicas em sua casa, certifique-se de que elas estejam fora do alcance do seu gato, seja pendurando-as ou mantendo-as em um parapeito de janela inacessível. Se a planta pode perder folhas, elas não devem cair em um lugar onde o gato possa comê-las.
A causa do hábito do seu gato pode ser digestiva. Se você já teve um cão ou gato ao ar livre ou semi-ao ar livre, provavelmente notou que o animal de estimação ocasionalmente come grama ou folhas e, talvez, vomite ou tenha diarreia posteriormente. Os animais de estimação comem grama porque não estão se sentindo bem e querem uma substância que os ajude a limpar seu sistema de elementos indesejados. É possível que seu gato esteja comendo plantas domésticas pelo mesmo motivo. A introdução de um bufê de jardim adequado para gatos (grama em vasos, erva-dos-gatos ou outras ervas) pode dar ao seu gato uma maneira segura de buscar ajuda digestiva. Incentive seu gato a explorar e brincar com essas plantas.
O desequilíbrio alimentar também pode levar seu gato a comer plantas. É totalmente possível que seu gato esteja tentando compensar uma quantidade insuficiente de fibras em sua dieta. Experimente alimentar seu gato com uma ração com alto teor de fibra para ver se o motivo é a insuficiência de fibra.
A abordagem passiva: realocação de plantas. Se sua planta de casa ameaçada de extinção não é tóxica, mas é cara para você, e outros métodos de dissuasão falharam, considere realocar sua planta de casa para um local fora de alcance ou tornar seu local atual inacessível.
Considere impedimentos mais agressivos.
Na tentativa de quebrar esses maus hábitos de gatinho, os donos de gatos às vezes usam um borrifador para borrifar água em um gato quando ele se comporta mal. A desvantagem dessa estratégia é que o dono do gato deve estar presente para administrar a disciplina.
Outra maneira de impedir que seu gato coma plantas é fazê-las cheirar ou ter gosto repulsivo. O uso simultâneo de repelentes de cheiro e sabor pode atingir o efeito desejado. Molho picante, óleo de pimenta e vinagre foram usados para ensinar a um gato que a planta é indesejável. Um aspecto positivo deste método de treinamento é que não requer a presença física do proprietário o tempo todo. No entanto, você provavelmente achará esse método mais eficaz com plantas novas, em oposição a plantas mais antigas, com as quais o gato já fez fortes associações de gosto e cheiro.
A raiz do comportamento do seu gato pode não ser física (como na dieta ou digestiva), mas sim emocional. Como as crianças (ou adultos, nesse caso), os gatos podem responder ao estresse ou tensão emocional agindo de várias maneiras. Para os gatos, comer plantas domésticas geralmente chama a atenção, embora do tipo negativo. Se seu gato é intimidado por outro animal de estimação ou se sente negligenciado por você, seu estresse emocional pode se manifestar em hábitos destrutivos, como comer plantas caseiras. Examine as condições de vida do seu gato. Se você detectar qualquer fonte potencial de estresse emocional ou infelicidade, tente neutralizá-la, seja passando mais tempo com seu felino ou garantindo que ele não seja intimidado. Você pode descobrir que seu gato para de comer aquelas plantas domésticas!
Embora os métodos disciplinares tenham algum sucesso, ninguém gosta de disciplinar seus amigos peludos. Além disso, dificilmente parece justo borrifar água em seu gatinho se seu comportamento for resultado de uma necessidade alimentar ou digestiva, ou de uma necessidade maior de sua atenção. Devemos aos nossos animais de estimação examinar seu comportamento negativo e ajustar suas condições de vida para eliminar a necessidade percebida de se envolver nele. Explore soluções dietéticas, compre uma horta para gatos e passe mais tempo de qualidade com seu gato antes de recorrer à disciplina desagradável descrita anteriormente. Com um pouco de consideração e paciência, você pode descobrir por que seu gato está comendo plantas domésticas e acabar com isso!
Cuidado:
Certifique-se de que seu gato não tenha acesso a plantas tóxicas.
Se você suspeitar que seu gato comeu de uma planta tóxica, chame um veterinário imediatamente.