Se você tem um gato, especialmente com problemas de comportamento como arranhar, não usar a caixa sanitária ou miar a noite toda, pode estar se perguntando como treiná-lo para que faça o que você quer.
O reforço positivo é melhor do que o negativo. É melhor pegar seu gato usando a caixa sanitária ou usando o poste de arranhar e recompensá-lo com palavras positivas, carinho e uma guloseima, do que gritar com ele quando encontrar urina no tapete. Se o seu gato está miando para chamar a atenção, gritar com ele dá a ela o que ela quer. Não grite com ela, mas dê a ela um brinquedo para brincar até que você possa brincar com ela. Os gatos são espertos e, se ela souber que você vai gritar com ela por mau comportamento, ela simplesmente se comportará mal quando você não estiver por perto ou em um local que provavelmente não pegará por um tempo.
Dê ao seu gato algo para fazer. Muitos gatos se comportam mal porque estão entediados, especialmente se forem gatos domésticos. Certifique-se de que o seu gato tem muitos brinquedos para brincar e que você passa tempo com ele, brincando e acariciando-o. Os gatos são mais parecidos com os cães do que muitas pessoas admitem. Como cães, os gatos gostam de atenção, se relacionam com seus donos e gostam de brincar. Se você não tem muito tempo para ficar com seu gato, você pode querer considerar comprar outro gato para ele brincar.
Torne o mau comportamento menos atraente. Se o seu gato está urinando no carpete ou em um móvel, limpe a mancha e o cheiro para que ele encontre um novo local, com sorte a caixa de areia (dicas para limpar a urina do gato). Você também pode cobrir a área com papel alumínio - a maioria dos gatos não gosta da textura e do som do papel alumínio. Se o seu gato está arranhando móveis ou cortinas, talvez colocar fita adesiva dupla-face na área, borrifar um perfume cítrico ou colar papel alumínio na área pode desencorajá-lo. Se você não quiser que seu gato fique na bancada, borrife um aroma cítrico nas bancadas ou cubra-as com papel alumínio.
Prepare seu gato para o sucesso. Se seu gato mia ou é destrutivo quando está sem água ou comida, certifique-se de que ele não fique sem essas coisas. Alimente e dê água ao seu animal de estimação antes de sair de casa e antes de ir para a cama. Mantenha seu gato ocupado com brinquedos e atenção. Se o seu gato tem um problema com a caixa sanitária, certifique-se de limpar a caixa sanitária duas vezes ao dia. Se o seu gato tem um problema de coçar, certifique-se de que você tenha um poste que ele queira usar.
Reforço negativo. Alguns especialistas recomendam sacudir um item barulhento, como moedas em uma lata de alumínio ou esguichar seu gato rapidamente com uma garrafa de esguicho quando ele se comporta mal. Infelizmente, isso geralmente ensina seu gato a se comportar mal quando você não pode vê-lo e não elimina o problema. Pausas podem funcionar para alguns gatos, mas muitos gatos retaliarão se comportando mal quando você não puder ver.
Outras dicas para incentivar seu gato a não se comportar mal:
Pimentas vermelhas secas ou cascas de frutas cítricas em seus canteiros de flores ou vasos de plantas para evitar cavar e usar essas áreas como caixas de areia.
Maçã amarga (produto em lojas de animais) ou aromas cítricos espirrados nas áreas em que o gato urina ou arranha.
Às vezes, um zumbido ou um som agudo pode assustar seu gato e fazê-lo parar com o mau comportamento. Não use este método constantemente porque seu gato se acostumará a ele.
Considere comprar outro gato para que ele não fique entediado durante o dia quando você estiver trabalhando ou se não puder passar muito tempo com ele.
Seja consistente quando estiver tentando treinar seu gato.
Ferramentas necessárias:
Limpar a caixa de areia
Scratching Post
Brinquedos
Folha de alumínio, fita adesiva dupla-face, aroma cítrico
Cuidado:
O reforço negativo raramente funciona para treinar um gato.
Dicas rápidas:
Seja consistente ou seu gato ficará confuso.
Seja paciente. Treinar um gato leva algum tempo.
Dar atenção ao seu gato pode resolver muitos problemas de comportamento.