Muitas pessoas não acham que as férias em família estão completas sem seus familiares de quatro patas. Com isso em mente, cada vez mais pessoas viajam com seus cães. Agora é mais fácil do que nunca fazer isso, mas há algumas coisas que você deve ter em mente quando decidir pegar a estrada com seu companheiro canino.
Certifique-se de que seu cão esteja usando uma identificação o tempo todo. Garantir que seu cão esteja usando uma etiqueta de identificação com suas informações de contato é vital. Além de seu endereço e número de telefone residencial, ter um número de celular com o código de área na etiqueta também é uma boa ideia. Desta forma, você pode ser contatado independentemente de onde estiver viajando. Se o seu cão se perder durante a viagem, você ficará feliz por ter tomado esse cuidado. Você também pode levar uma foto extra do seu animal de estimação pelo mesmo motivo.
Se estiver viajando de carro, não espere até o dia da viagem para aclimatar seu cão a andar no carro. Muitas vezes, a única vez que os cães estão no carro é para ir ao veterinário. Isso pode deixar seu cão com medo de passeios de carro. Alguns cães também sofrem de enjôo. Isso não é algo que você queira descobrir pela primeira vez durante uma longa viagem de carro. Comece levando seu cachorro para passear de carro com bastante antecedência. Faça essas viagens de teste o mais positivas possível, fazendo coisas como comprar um hambúrguer no drive-thru ou levar seu cachorro a um parque canino local para brincar. Se seu cão tem problemas com enjôo, verifique com seu veterinário. Ele pode recomendar ou prescrever algo para acalmar o estômago do seu animal.
Se viajar de avião, ligue com antecedência para a companhia aérea para saber mais sobre as regras e regulamentos relativos a viajar com um cachorro. Diferentes companhias aéreas podem ter regras diferentes sobre o tipo de canil necessário para a viagem, medidas extras de segurança e documentação necessária para viajar com um cachorro.
Não deixe seu cão sozinho no carro por longos períodos, especialmente em temperaturas extremas. Um cachorro deixado em um carro pode superaquecer muito rapidamente, mesmo em dias que não são extremamente quentes. O tempo frio também pode ser um grande problema para o seu cão.
Certifique-se de que seu cão esteja em dia com as vacinas. É importante que seu cão seja vacinado contra a raiva ao viajar entre os estados. Você também pode querer dar a ele uma vacina contra Bordetella. Isso evita a tosse do canil. É especialmente importante se o seu cão vai ficar no canil com outros cães durante a viagem. Como precaução extra, você pode querer viajar com uma cópia do histórico médico do seu cão para o caso de precisar de provas de vacinação ou outras informações médicas pertinentes. Vacinações atualizadas são especialmente importantes se seu cão vai passar muito tempo fora de casa, por exemplo, se você o leva para acampar.
Se ficar em um hotel, ligue com antecedência para saber mais sobre as políticas para animais de estimação. Embora cada vez mais hotéis e outros alojamentos estejam permitindo animais de estimação, nem todos têm as mesmas políticas. Alguns têm regras rígidas sobre como manter seu animal de estimação com você o tempo todo. Outros têm comodidades especiais apenas para o seu animal de estimação. É bom saber antes de você chegar se existem regras especiais que você precisará seguir com seu cão.
Traga uma caixa. Mesmo que o seu cão esteja vindo para a sua viagem, ainda pode haver momentos em que você precise deixá-lo para trás no quarto, pois ele não será necessariamente bem-vindo onde quer que você queira. Mesmo cães bem-educados quando deixados sozinhos em casa podem ficar ansiosos quando deixados sozinhos em um lugar estranho. A caixa pode ajudar a evitar comportamentos destrutivos, bem como acidentes domésticos. Se o seu cão ainda não está acostumado com uma caixa, trabalhe no treinamento da caixa muito antes de sair para a viagem.
Embale comida e água extras. Seu cão já pode estar um pouco enjoado com a viagem e com a ansiedade de estar em um ambiente desconhecido. Ter de alimentá-lo com comida nova porque a loja local não vende sua marca só vai piorar o problema. Água extra também é uma boa ideia, especialmente se você se deparar com uma emergência, como ficar preso na beira da estrada devido a um problema com o carro.
Traga a cama do seu cachorro e alguns de seus brinquedos favoritos. Seu cão se sentirá mais confortável em um novo ambiente se tiver algumas de suas coisas favoritas consigo.
Certamente pode ser uma aventura quando você decide viajar com seu cachorro. No entanto, com um pouco de preparação e premeditação, a viagem que você faz com seu cachorro pode ser uma das suas melhores férias.
Cuidado:
Nunca deixe um cachorro sozinho em seu carro.
Dicas rápidas:
Traga uma foto do seu cachorro para o caso de ele se perder durante a viagem.
Deixe seu cão acostumado a passeios de carro antes de embarcar em uma longa viagem de carro.