Quando ele já estiver acostumado a ter uma sela, experimente montar no cavalo selvagem.
Como é de se esperar, o treinamento necessário ao lidar com cavalos selvagens é muito diferente do treinamento feito quando os cavalos envolvidos são criados e criados por humanos. Se você também deseja treinar cavalos selvagens, leia as dicas a seguir para obter ajuda.
Faça o cavalo selvagem confiar em você. Antes que o cavalo selvagem possa trabalhar com você durante o treinamento, você deve primeiro ganhar a confiança dele. Se você não tiver a confiança dele, você não conseguirá fazer com que ele coopere. Deixe o cavalo selvagem em um cercado acessível que você possa visitar de vez em quando. Não se esqueça de alimentá-lo e dar-lhe água. Além disso, seria útil se você falar com ele usando uma voz calma e gentil, tanto quanto possível. Quando você fizer isso, ele eventualmente terá a sensação de que você não tem intenção de fazer mal e que só quer cuidar dele. Se você acha que ele já confia em você, experimente entrar dentro da caneta. Se ele não fizer nenhum movimento violento, continue entrando e esfregando-o ou escovando-o.
Acostume o cavalo selvagem com cordas. Quando ele já deixa você tocá-lo, o próximo passo é tentar acostumá-lo à visão e à sensação de cordas nele. Você pode fazer isso fazendo-o sentir o cheiro e esfregando nele. Quando ele não se esquivar da sensação de cordas sobre ele, coloque-o de costas e coloque o cabresto. Enquanto o usa, oriente-o enquanto o deixa entrar na caneta.
Faça o cavalo selvagem confiar mais em você. Isso pode ser feito trabalhando com ele no terreno. Isso permitirá que você saiba que você não o machucaria e que está lá para liderar e ensinar-lhe coisas. Continue escovando-o para que se sinta bem e tente pegar seus cascos. De vez em quando, apresente-lhe coisas novas, mas certifique-se de que não o assustará totalmente.
Acostume o cavalo selvagem com cordas.
Acostume o cavalo selvagem com selas e almofadas de sela. Na próxima vez que você visitar o cercado, traga selas e protetores de sela e deixe-o cheirá-los. Tente colocá-lo nele, mas certifique-se de que ele esteja amarrado antes de fazer isso. Quando ele não apresentar nenhuma reação violenta, aperte a cilha da sela para que não caia enquanto você o guia para dentro da caneta enquanto a usa. Faça isso por alguns dias. A próxima coisa que você deve fazer é colocar uma rédea em sua boca. Faça-o se acostumar.
Monte o cavalo selvagem. Quando ele já estiver acostumado a ter uma sela, experimente montar no cavalo selvagem. É aconselhável que você tenha alguém com você na primeira vez que fizer isso. Leve-o para dentro do cercado enquanto você está montado para que ele se acostume a ser montado por alguém. Depois de uma semana, tente um ritmo mais rápido do que andar e ensine-o a responder às dicas. Só depois de seguir esses passos é que é seguro montar o cavalo.
Os cavalos selvagens não estão acostumados ao toque dos homens, por isso leva mais tempo para serem bem treinados pelos humanos. Basta a perseverança e a paciência do treinador.