Criar cães não é para os fracos de coração. É como ser pai. Você não se mete às cegas - embora muitas pessoas cometam esse erro e acabem sendo terríveis nisso - enquanto você acaba gerando baixas, o que é uma coisa terrível de se impor a um cão premiado. Criar cães é uma tarefa profissional e humana. Você tem que entrar nisso armado com um amor verdadeiro pelos animais, um monte de dinheiro (isso não sai barato) e um desejo de criar cães pelas razões certas e de acordo com os padrões éticos. É claro que, quando feito da maneira certa e seguindo padrões éticos, criar cães também pode ser financeiramente compensador. No entanto, não deixe seu trabalho diário, pois você descobrirá que isso não acontecerá da noite para o dia e pode ser um empreendimento um tanto inconstante e, às vezes, de partir o coração.
Ao criar cães, você deve considerar o seguinte:
Conheça o tipo de cão que você gostaria de criar. Em 2009, a European Kennel Association lançou uma lista dos 10 cães mais populares para reprodução e incluídos na lista são Labrador Retriever, Golden Retriever, Yorkshire Terrier, Pastor Alemão, Beagle, Dachshund, Boxer, Poodle, Shih Tzu e Schnauzer miniatura. Essas raças de cães foram todas descritas como animais de estimação ideais para a família devido à sua inteligência, lealdade, temperamento, simpatia, proteção e gentileza.
Leve em consideração sua química com o cão que deseja criar. Sua personalidade e a do cão devem se misturar completamente, mesmo durante os momentos difíceis no processo de criação. Sim, mesmo no mundo dos cães, a química é tudo.
Conheça o seu mercado potencial pesquisando o quão grande é a sua participação no mercado, a demanda pelo cão que você planeja criar e quanto o seu mercado paga por tal raça.
Torne-se amigo de criadores de cães estabelecidos e respeitados que podem orientá-lo sobre isso. Você não pode fazer isso sozinho e vai levar alguém que está nisso há mais tempo do que você. Na verdade, faça isso antes de decidir qual raça você escolherá.
Compre um cão com a melhor linhagem possível. Faça perguntas sobre a história parental do cão, genética, problemas de comportamento e problemas de saúde, entre outros. Também é ideal comprar seu cão de um criador respeitado do que de uma fábrica de filhotes. O primeiro faz isso por amor, enquanto o último o faz apenas por dinheiro.
Obtenha o conselho de um bom veterinário quando se trata de saúde canina, alojamento e higiene. O tipo de veterinário especializado em raças. Melhor ainda trabalhar em conjunto com um veterinário e um criador experiente. Os cães se reproduzem e desovam melhor quando estão saudáveis e felizes.
Participe de mostras de animais de estimação não porque seja um concurso de popularidade ou beleza, mas porque é uma ferramenta educacional que lhe dará a oportunidade de observar outras raças e também de melhorar a linha do seu cão.
Mergulhe totalmente em estágios como o parto ou mesmo cesáreas. Prepare-se para essa eventualidade, pedindo ao seu veterinário ou colega criador para permitir que você testemunhe ou participe desse processo em primeira mão.
Por fim, prepare-se para anunciar seu negócio, conhecer seus compradores, garantir que seus filhotes tenham uma boa família e, mesmo quando seus filhotes forem colocados em uma nova família, torne-se uma parte sempre presente na vida de seus filhotes, como um verdadeiro pai biológico.
Faça grandes retornos
Se você embarcar seriamente nessas etapas pertinentes e se tornar um bom homem de negócios e, ao mesmo tempo, um amante dos animais, a longo prazo, isso trará grandes retornos, tanto financeiramente quanto para compradores recorrentes.