Como se preparar e encontrar o filhote de cachorro perfeito?
Melissa Rodrigues
• 13 min de leitura
Ter um filhote não deve ser uma decisão impulsiva
Acima de tudo, quando você está se preparando para um filhote, você deve fazer sua lição de casa! Aqui estão algumas coisas a serem consideradas ao se preparar e escolher o filhote de cachorro perfeito.
Pesquise o tipo de cachorro que se adapta às suas circunstâncias. Nem todo cachorro é certo para você. Leve em consideração onde você mora - os cães são permitidos onde você mora? Do contrário, não adquira um filhote com vaga esperança de que as coisas vão dar certo. Na maioria dos casos, existem razões pelas quais existe uma regra contra a posse de animais de estimação. Pessoas irresponsáveis que fazem isso não estão apenas se machucando quando têm que desistir do cachorro. Eles estão causando ansiedade no filhote e colocando em risco o relacionamento com seu gerente ou proprietário.
Tamanho. Pense em quão grande o cachorro vai ficar. Ele vai crescer pelo menos até os seis meses e possivelmente mais depois disso. Se você mora em um apartamento, meu melhor conselho é conseguir um cachorro bem pequeno. Se você mora no campo com uma grande propriedade cercada, um cachorro grande é uma ótima escolha.
Situação familiar. Qual é a sua situação familiar? Existem crianças pequenas? Essa é uma área que realmente precisa de atenção especial. O tipo de cão que você deseja tem a disposição certa? Canismajor é uma boa fonte para pesquisar suas escolhas.
Responsabilidade. Você está pronto para a responsabilidade? Os cães devem ser observados de perto, mas não tão de perto quanto um filhote de cachorro. Filhotes geralmente não são treinados em casa - eles urinam e fazem cocô em todos os lugares
Dedicação. Você precisa se dedicar muito a prestar atenção a cada movimento do seu filhote, especialmente até descobrir seus sinais. Você deve estar pronto para aceitar seus acidentes. Afinal, você não esperaria que um bebê humano simplesmente parasse de mexer na fralda - você sabe que isso levará algum tempo. O mesmo é verdade para cachorros. Se você não quiser limpar depois dele por um tempo, não compre um filhote.
A busca. Onde conseguir um cachorrinho? Se você mora sozinho, tem a paciência de um santo, não quer criar seu cachorro e não é exigente com a raça (ou seja, não quer um filhote registrado), o abrigo pode ser a resposta certa para você. No entanto, lembre-se de que muitos dos cães em abrigos estão lá por causa de problemas de comportamento. Os animais não ficaram no abrigo por tempo suficiente para mostrar suas verdadeiras cores. É obrigatório dar ao cão tempo para se ajustar ao ambiente (pelo menos duas semanas) antes que qualquer julgamento seja feito sobre o cão. Diante disso, em uma semana não é possível saber como o cachorro realmente é. Muitos abrigos nem esperam uma semana inteira antes de adotar os cães.
Se você decidir retirar seu filhote de um abrigo, vá pelo menos duas vezes para visitá-lo antes de levá-lo para casa. Mesmo que você faça as duas visitas no mesmo dia, é uma boa ideia ir duas vezes para ver se o filhote age da mesma forma nas duas vezes. Eu sei que você está pensando: "Mas e se outra pessoa conseguir o cachorrinho que eu quero?" Existem muitos cachorros e aquele não foi feito para você. Tem um cachorro que se encaixa melhor e você vai encontrar. Não deixe que a sensação de urgência o assalte ou você poderá realmente se arrepender.
Uma ótima ideia é ser voluntário no abrigo até encontrar a combinação perfeita para você. Você terá muito tempo para conhecer todos os cães muito bem e também para ter uma ideia de como será ter um cão e quanta atenção os filhotes requerem. Além disso, você também será um contribuidor muito valioso para a organização do abrigo e poderá descobrir que nem mesmo deseja um filhote, mas deseja ser um voluntário permanente no abrigo para obter sua dose de cachorrinho. Você pode desenvolver um novo conjunto de valores e uma maneira muito diferente de ver o mundo dos animais.
Investigue. Cuidado com as pessoas que colocam anúncios que listam vários tipos diferentes de cães. Dois ou três não é horrível, mas se você vir mais de três tipos de cães listados, é provável que seja uma fábrica de filhotes. Seja muito cauteloso. Se este não for um criador local, então eu não recomendaria comprar um filhote de tal estabelecimento. Se o criador for local, eu iria pessoalmente ao criador e ver quais são as condições.
Se você for lá e for uma fábrica de filhotes, nem continue olhando para os cachorros. Saia e denuncie-os. Pegar um cachorro de um lugar como este é um erro. Você provavelmente está se perguntando como saber se é uma fábrica de filhotes. De modo geral, uma fábrica de filhotes terá muito mais animais do que os que podem ser tratados adequadamente. Os cães ficarão em espaços apertados e a área não será limpa. Muitas vezes eles estarão em pequenas gaiolas individuais e não poderão sair. Eles serão muito vocais. Eles também podem parecer apáticos.
Não se deixe envolver em ser o herói e resgatar um cachorrinho. Esses filhotes são conhecidos por terem muitos problemas emocionais e de saúde também. Eles geralmente não são registrados. Se eles oferecerem papéis de registro, esteja ciente de que eles podem ser falsificados. Meu melhor conselho é o que afirmei antes - siga em frente. Outro criador com o qual se deve ter cuidado é o criador de "quintal". Embora muitas vezes você possa encontrar um filhote de cachorro de raça pura que possa ser registrado, ele nem sempre recebe as vacinas ou pode não ter registros médicos. Às vezes, eles não são de raça pura, mas podem ser vendidos como tal.
Geralmente, se você não está mostrando o cachorro e não se importa com um vira-lata, esta é uma boa solução (se houver pelo menos registros de filmagem). Não pague um preço tão alto quanto pagaria a um criador de boa reputação. Um criador ético (respeitável) é sua melhor aposta ao procurar uma fonte confiável por vários motivos. Eles terão linhagem, registros de saúde, registros de imunização, conhecerão o temperamento do filhote e terão socializado o filhote e o terão em seu caminho para ser domesticado. Muitas vezes, a dominação não será feita pelo criador, pois é muito mais fácil para o novo dono acompanhar o filhote quando ele estiver em seu novo lar. Além disso, a idade pode ser um fator: um filhote muito jovem ainda não está equipado para entender o conceito de "fora". Você pode pagar um preço um pouco mais alto por seu filhote de um criador ético, mas vale a pena.Criadores éticos precisam cobrar mais porque estão criando o filhote corretamente e cuidando de sua saúde. Eles também são mais propensos a alimentar os filhotes com alimentos nutritivos e adequados.
Prontidão. Você ainda não está pronto para trazer seu cachorro para casa. Existem algumas coisas que você precisa preparar primeiro em casa.
Tigelas para sua comida e água.
Comida.
Um lugar para ele dormir.
Brinquedos, se ele gosta deles.
Mastigações (couro cru).
Guloseimas para treinamento.
Roupas - se o seu cão for um cão pequeno de pêlo curto e você quiser mantê-lo aquecido (não use roupas simples, mas um suéter ajudará).
Cobertores (se a sua casa estiver um pouco fria).
Se o cão estiver fora, você precisará ter uma casinha e cobertores.
Trela e coleira ou arnês.
Wee pads se ele não for domesticado.
Um pequeno canil se você for treiná-lo em canil.
Um veterinário licenciado.
Escolhendo seu cachorro. Agora você está pronto para escolher seu cachorro. Se você puder escolher o seu filhote e visitá-lo algumas vezes antes de levá-lo para casa, é melhor, mas se você simplesmente não puder esperar e estiver preparado, agora é hora de escolher o seu filhote. Você vai querer escolher um filhote com olhos brilhantes e brilhantes, uma pelagem brilhante e o tipo de personalidade que você gosta. Aquele que vem até você geralmente é a melhor escolha. Se você quer um cão tímido, pode estar enfrentando problemas como xixi submisso (muito comum em cães tímidos).
O cachorro não deve se parecer com um balão com cauda. Isso pode ser um sinal de vermes. Você deve perguntar ao criador se ele foi vermifugado e, se não, é a primeira coisa que você deve fazer depois de levá-lo para casa. Ou peça ao criador que o faça e pegue seu filhote em alguns dias. Pergunte ao criador qual cachorro ele recomenda para sua situação. Certifique-se de obter os papéis de registro e registros de saúde. Isso pode custar mais caro e, se não for importante para você, não há problema em comprar o seu cachorro sem papéis. Lembre-se de que você não poderá criar filhotes registrados de raça pura sem os papéis.
Levando seu cachorro para casa. Antes de levar o filhote para dentro de sua casa, leve-o para a área de penico de sua escolha e deixe-o cheirar. É provável que ele esteja nervoso e precise ir. Este é o primeiro passo para dominar o seu novo cachorro. Se o seu cachorro enlouquecer, elogie-o. Diga a ele que ele é um bom cachorrinho e dê a ele uma das guloseimas que você já tem esperando por ele. O elogio é muito importante e os cachorros vivem para isso.
Quando você levar seu cachorro para dentro, não fique pairando, mas observe-o de perto. Ele vai querer investigar sua nova casa da mesma forma que você faria se estivesse apenas se mudando. Ele vai para todos os cômodos, farejando e rastejando em tudo o que puder. Se você tem uma área que deseja manter fora dos limites, não permita que o filhote tenha acesso à sala, mesmo desta vez. Se você fizer isso, ele certamente encontrará um ponto de interesse naquela sala e desejará voltar novamente e novamente.
Também existe a possibilidade de seu filhote se enrolar em um canto e parecer assustado por um tempo. Se o seu cachorro fizer isso, deixe-o em paz por algumas horas. Isso vai ser muito difícil, pois você vai querer brincar e exibir seu novo cachorrinho, mas pense assim: Você vai para a Itália sozinho e não conhece o idioma. Você nem sabe pedir um banheiro ou comer alguma coisa, mas todas as pessoas lá falam com você e agem como se você devesse entender tudo o que dizem. Você consegue um quarto e quer descansar após a longa viagem mas as pessoas continuam batendo na porta fazendo perguntas. Você não pode responder a eles e eles vão embora. Então, eles dizem a todos os seus amigos que há um europeu muito engraçado e ignorante naquela sala, então todos os seus amigos batem à sua porta e olham para você e falam com você. Você só quer dormir, então fica bravo e grita com eles - agora eles estão chateados com você. É assim que seu filhote pode se sentir - ele está exausto com todas as mudanças e só quer ser deixado sozinho. Se você lhe der algum tempo, ele ficará com fome ou precisará ir ao banheiro, então você deve vigiá-lo mesmo enquanto o deixa descansar.
Dicas de treinamento. Quando seu cachorro se levantar e começar a farejar, leve-o imediatamente para fora da área designada para fazer o penico. Ele pode estar nervoso, então dê a ele bastante tempo. Se ele farejar por aí, é uma boa indicação de que está procurando um lugar. Se ele ficar perto de você e não se mover, é provável que não precise ir ou não entenda por que está lá fora. Dê a ele pelo menos 10 minutos na primeira vez que você o tirar. Se ele não for, você realmente precisa prestar atenção quando o levar de volta, porque ele irá.
No momento em que ele começar a farejar por dentro, leve-o de volta para fora. Haverá acidentes, a menos que ele já tenha sido domesticado. Mesmo assim, às vezes seu filhote sofrerá um ou dois acidentes por causa do nervosismo. Não bata em seu cachorro. Isso não é culpa dele. Uma severa reprimenda deve ser suficiente, além de ser levado para a área designada. Esse processo pode levar de duas semanas a um mês (possivelmente mais com um cão teimoso ou não tão inteligente). Este treinamento é tanto para você quanto para o cão. Se você não for persistente, não é culpa do cão.
Seu cachorro só fará o que você ensinar a ele. Se estiver tudo bem às vezes e muito ruim em outras, seu cão ficará confuso. Mastigar é outro problema que você pode enfrentar. Novamente, não permita que seu cachorro mastigue qualquer item que você não queira que ele mastigue novamente. Por exemplo, não dê a sua meia ao seu cachorro e depois repreenda-o por mastigar uma das suas meias. Dê-lhe apenas brinquedos específicos para roer para cães. Se ele pegar algo que você não quer mastigar, leve embora e diga severamente: "Não!" Ser consistente. Nas primeiras semanas, haverá problemas. Seja consistente e paciente. Você é tão culpado quanto seu filhote se ele desenvolver maus hábitos. Treinamento de caixote é uma boa opção se você trabalha ou não pode cuidar do seu cachorro durante parte do dia ou apenas precisa de algum tempo livre.
Vacinações. Consulte o seu veterinário o mais rápido possível e siga as instruções dele para quaisquer vacinas que ele aconselhar para o seu cachorro. Mantenha seus compromissos de acompanhamento. Isso pode evitar muitos desgostos no futuro.
Aproveite o seu novo cachorro. Se o seu filhote for treinado e cuidado adequadamente, você terá um amigo muito amoroso e leal pelos próximos 7 a 14 anos (nem todos os cães têm a mesma expectativa de vida). Ame-o, escove-o, treine-o e passe muitas horas felizes com ele. A vida é muito curta para perder um minuto.
Escrito por:
Colleen Del Bane, criadora de sites personalizados para criadores éticos de todos os animais: