Como parar um cachorro de latir: parar de latir cães?
Sr. Fernando Rocha Filho
• 6 min de leitura
Confira essas soluções para latidos de cachorro
Você acaba de comprar um novo cão da libra. Ele é adorável, do tamanho perfeito, já treinou engradado - e late. Bastante.
Aprender como parar o latido de um cachorro exigirá tempo e paciência. Portanto, antes de tentar, certifique-se de ter energia e compaixão para trabalhar com seu animal de estimação. Aqui estão algumas maneiras de resolver o dilema do latido:
Em primeiro lugar, por que seu cachorro está latindo? Os cães latem por atenção ou por frustração. Se seu cão não tem comida ou água suficiente, ou precisa ir ao banheiro, ele choramingará ou latirá. Se ele avistar outro animal do outro lado da cerca, pode ter um ataque de latidos. Certifique-se de que ele tem o alimento e a água necessários à disposição e evite deixá-lo sair se souber que um gato ou outro animal está espreitando por perto. Se ele tem comida e água e não está latindo para outro objeto ou animal, provavelmente está fazendo isso por pura atenção - a sua atenção.
Treine-o. Os cães, como as crianças, fazem barulho para chamar a atenção. Se você responder a cada latido, choramingo ou ganido, estará ensinando a seu animal que fazer barulho lhe dá o que deseja. Tenha uma caixa, caixa ou sala separada onde você possa colocá-lo quando ele tiver um ataque de latido. Ignore seu barulho (mais fácil falar do que fazer, eu sei) e recompense-o por seu silêncio no final com um elogio, tapinha ou guloseima. Repetir "quietude" ou "silêncio" durante os latidos e recompensá-lo quando ele parar também pode ensiná-lo melhores maneiras.
Água no rosto. Alguns treinadores não recomendam nenhuma forma de ação "ameaçadora" (por exemplo, água no rosto), mas é uma opção para parar de latir. Se o seu cão está latindo constantemente, experimente esguichar-lhe no rosto (suavemente) com um pouco de água. Não borrife diretamente em seus olhos, mas na vizinhança geral de seu rosto. Ele não vai gostar disso e provavelmente vai parar. Depois de algumas rodadas, ele começará a associar sua casca ao jato de água. Não borrife água nele toda vez que ele latir - apenas o latido excessivo ou do tipo "não quero ficar sozinho".
Dê a ele um brinquedo. Se seu cachorro late quando é deixado sozinho, é porque ele está acostumado com a atenção constante que você lhe dá quando está em casa. Pratique dar-lhe espaço quando estiver relaxando pela casa. Dê-lhe um osso ou um brinquedo para roer quando sair de casa e não dê importância ao adeus. Seu vira-lata aprenderá, com sorte, a se divertir na sua ausência.
Corra ele! Os cães, como os humanos, precisam de bastante exercício, ou então tendem a ficar inquietos. Certifique-se de dar bastante exercício ao seu cachorro. Depois de um longo dia brincando no parque, ele pode estar cansado demais para latir. Se você tem uma raça de cachorro que exige muito exercício, certifique-se de fornecê-la! Os cães menores também precisam de tempo ao ar livre, mas em doses menores (na maior parte). Tenha cuidado ao usar a tática de exercícios com cães mais velhos, pois isso só pode aumentar o problema. Alguns cães mais velhos choram ou latem devido à irritação e dores. Leve seu cão mais velho ao veterinário se perceber que ele está diminuindo a velocidade e aumentando o volume do latido.
Coleira de citronela para cães. Uma coleira de latido de cachorro é um remédio fácil se você não tem muito tempo para treinar. Este dispositivo é a medida mais humana do mercado. Quando seu cachorro late, a coleira borrifa um pouco de citronela em direção ao seu nariz. Este dispositivo geralmente resolve e você verá que seu cão está fazendo menos barulho.
Coleira elétrica. Este dispositivo choca seu cão quando ele late. Embora o choque não seja letal ou particularmente prejudicial, não recomendo esse método, a menos que você tenha tentado os outros recursos, pois o choque causa uma pequena dor. Às vezes, essas coleiras são necessárias para animais que não respondem a nenhum outro método. Cabe a você, como proprietário, decidir. A maioria dos cães responderá a este método se usado.
Cirurgia. Se você realmente tem a intenção de impedir que seu cão latir, você pode "desembarcar" ele por meio de um procedimento cirúrgico. Ou você pode simplesmente comprar um gato. Lembre-se de que alguns latidos são normais, então não seja muito duro com Fido. É também uma forma de o cão sinalizar angústia e perigo, por isso é importante não assustar o seu animal de estimação até a submissão completa. Algumas raças têm mais tendência para latir do que outras, portanto, pesquise antes de comprar seu animal de estimação.
A idade é importante. Lembre-se também de que a idade é importante. Cães mais jovens latem para chamar a atenção, enquanto animais de estimação mais velhos às vezes latem devido a uma condição conhecida informalmente como "doença de Alzheimer canina " ou formalmente como disfunção cognitiva canina. Esta condição causa problemas semelhantes aos dos humanos com experiência de Alzheimer: perda de memória, confusão e desorientação. Eles tendem a latir e ficar facilmente agitados sem motivo. NÃO tente treinar um cão mais velho que late com o método da água ou coleira de choque, pois eles podem não estar cientes do que você está tentando realizar e não responderão positivamente. Na verdade, eles podem agir defensivamente se se sentirem ameaçados. Há alguma verdade no ditado: "Você não pode ensinar novos truques a um cachorro velho."
Essas soluções devem ajudar a aliviar o seu estresse e o do seu cão com latidos. Boa sorte trabalhando com seu animal de estimação.
Ferramentas necessárias:
Paciência
Cuidado:
Não grite com seu cachorro quando ele late; mesmo a atenção negativa é atenção!
Não bata em seu cachorro quando ele latir; se precisar usar um pouco de força, tente o truque da água.
Dicas rápidas:
Tente treinar seu cão para não latir usando guloseimas e elogios, caixas e intervalos antes de comprar uma coleira anti-latidos.
Pratique dar espaço ao seu cão enquanto estiver em casa; isso diminuirá a dependência dele de você.