Não há nada mais frustrante do que lidar com um cão mal-educado. Esteja seu cachorro pulando em cima de todos que encontra, mastigando móveis, latindo, cavando ou sujando a casa, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a resolver o problema de comportamento, incluindo:
Mantenha seu cão confinado a uma caixa ou sala à prova de cão quando você não estiver por perto para supervisionar. Um dos maiores erros que as pessoas cometem ao lidar com comportamentos problemáticos é permitir que seus cães corram pela casa. Seu cão precisa de sua supervisão para garantir que ele fique longe de travessuras, então se você não puder ficar de olho nele, ele precisa ser confinado em uma área segura. Faça algum dever de casa sobre o treinamento da caixa se estiver planejando usá-la. É importante que você apresente seu cão ou filhote à gaiola lentamente, usando guloseimas, brinquedos e uma cama confortável para tornar este um local agradável para ele passar o tempo. Uma caixa não serve para abrigar seu cão por períodos indefinidos de tempo, apenas quando você não está disponível para ficar de olho nele. Os filhotes não devem passar mais do que algumas horas em uma caixa, e os cães adultos só devem ser confinados por um período máximo de seis horas.
Certifique-se de que seu cão está fazendo exercícios suficientes a cada dia. O excesso de energia é uma das razões pelas quais os cães têm problemas. Deixados por conta própria, os cães buscarão seus próprios meios de queimar energia extra. As maneiras pelas quais eles decidem fazer isso provavelmente não são o que você escolheria. A quantidade de exercício necessária varia de cão para cão. Depende de muitas coisas, incluindo a raça, idade e condição física do seu cão. Converse com seu veterinário sobre as necessidades específicas de exercícios do seu cão.
Forneça estimulação mental ao seu cão. Assim como você ficaria entediado sentado por vários dias sem nada para fazer, o mesmo acontece com seu cão. Ofereça maneiras de manter seu cão ocupado para que ele não procure seus próprios meios de se divertir. Coisas como exercícios, brinquedos interessantes e treinamento são ótimas maneiras de evitar mastigar, cavar e latir inadequadamente.
Dê ao seu cão muitos dos seus próprios brinquedos. Se o seu cão está mastigando coisas que você preferiria que ele não mastigasse, verifique se ele tem coisas próprias o suficiente para mastigar, como couro cru, ossos dos dedos, brinquedos Kong e Cubos Buster. Procure brinquedos indestrutíveis para que seu cão não ingira nada prejudicial. Certifique-se de dar-lhe muitos elogios por mastigar coisas que você considera apropriadas e coloque qualquer coisa que você não queira que ele mastigue fora de seu alcance.
Certifique-se de não estar inadvertidamente reforçando o comportamento de seu cão. Por exemplo, se o seu cão está latindo para chamar a atenção e você responde, mesmo que seja para repreendê-lo, ele será recompensado com a sua atenção. O mesmo vale para pular. Se o seu cão está pulando e você se abaixa para empurrá-lo, ele pode interpretar isso como atenção ou o início de uma brincadeira divertida, reforçando assim o comportamento.
Ensine a seu cão um novo comportamento que seja incompatível com o comportamento indesejado. Por exemplo, se seu cachorro pular em você quando você voltar para casa, ensine-o a sentar-se. Como ele não pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo, o salto irá parar enquanto você continuar recompensando seu cão por sentar.
Lembre-se de recompensar o bom comportamento. Quando você fica frustrado com o mau comportamento de seu cão, pode parecer que você passa o dia se concentrando nessas coisas. Lembre-se de procurar o que é bom - o seu cão sentado aos seus pés, mastigando um dos ossos, o seu cão sentado pacientemente esperando que você abra a porta para deixá-lo sair - e recompense-o. Dê-lhe muitas guloseimas e elogios.
Consulte um treinador. Não espere até que os problemas se tornem tão graves que você esteja pensando em desistir de seu animal de estimação. Assim que seu cão apresentar comportamentos que você considere inadequados, entre em contato com um treinador. Um treinador profissional pode ajudá-lo a começar a trabalhar nesses problemas imediatamente.
Não importa quais comportamentos indesejados seu cão esteja exibindo, é importante lembrar que cabe a você ensiná-lo o que é apropriado. Com tempo, paciência e amor, seu companheiro de quatro patas aprenderá boas maneiras e será um membro muito querido de sua família.