Os cães aprendem da mesma forma que nós - por meio da experiência, tentativa e erro. Eles entendem a conexão entre comportamento e consequência. Existem três maneiras comuns de fazer com que executem um comportamento: atrair, moldar e capturar.
Luring é fazer com que seu cão se mova fisicamente de uma maneira particular, manipulando onde seu nariz vai. Isso é feito usando algo que ele deseja (recompensa) e o seguirá, como comida ou brinquedos. Este método é usado para comportamentos como "sentar" e "sentar".
Moldar é o encadeamento de vários comportamentos aprendidos. Um bom exemplo disso é o comportamento "ir para a cama". Ensinar um cachorro a ir para a cama sob comando é, na verdade, quatro comportamentos diferentes; vá para onde está sua cama, deite-se, deite-se e fique. Seu cão aprenderá cada um desses comportamentos separadamente e, então, aprenderá a praticá-los junto.
Pegar significa esperar até que seu cão faça o que você quer e recompensá-lo para que ele faça novamente.
No início, mantemos a comunicação do cão simples. Ensinamos o cão quando ele está fazendo o que queremos e quando não está. Fazemos isso com comandos verbais chamados marcadores:
Marcador positivo = sim.
Marcador negativo = não.
Você pode substituir qualquer som por qualquer um dos marcadores, desde que sim seja diferente de não e você permaneça consistente. Algumas pessoas usam o treinamento do clicker e o "clique" se torna o marcador positivo. Alguns usam o som uh-uh em vez de não. Eu uso as palavras sim e não simplesmente porque descobri que elas são o que as pessoas têm mais probabilidade de lembrar e usar.
Se você quiser ficar realmente sofisticado, pode balançar a cabeça (para cima e para baixo para sim, lado a lado para não). Balance a cabeça toda vez que usar o comando verbal. Eventualmente, você será capaz de apenas balançar a cabeça e seu cão vai entender (desde que ele esteja olhando para você).
Se estiver usando um treinamento positivo, você dará uma recompensa junto com o marcador positivo. À medida que o cão se torna mais proficiente, você eliminará ou substituirá as recompensas por elogios. Se você estiver usando o treinamento de correção, você aplicará uma punição física junto com o marcador negativo. Você não pode abandonar ou parar de dar punições, a menos que o cão faça o que você pede.
Lembre-se de que o treinamento de cães é simples, mas nem sempre fácil. Isso requer tempo e paciência. Boa sorte!
Eleanor Scheidemann é CEO da The dog lady, inc. Você também pode visitar seu blog, The dog lady speak, e aprender mais sobre suas recomendações de ração natural para cães.