Os gatos de Bombaim têm uma aparência bastante exótica que pode ser comparada à de uma pantera. Criado especificamente para atingir uma aparência totalmente preta, o gato Bombay era originalmente um cruzamento entre os pêlos curtos europeus e a raça birmanesa, embora agora sejam considerados sua própria raça. Longe de ser simplesmente um gato preto, o gato de Bombaim é uma raça única que raramente é vista. Veja como identificar um gato de Bombaim:
- Cor - os gatos de Bombaim são totalmente pretos, sem variações de cor em sua pele. Alguns gatinhos têm um pouco de zibelina no pelo, mas isso vai desaparecer quando eles atingirem a idade adulta. A melhor maneira de identificar um gato de Bombaim é por esse pelo; se for de qualquer outra cor, não é Bombaim. Você não verá um gato de Bombaim com manchas, manchas ou listras na pele. As almofadas das patas também são pretas, assim como o nariz.
- Textura de pele - a pele de um gato de Bombaim é curta, elegante e muito brilhante. Tanto a textura quanto a cor foram cuidadosamente selecionadas para fazer o Bombay parecer o mais parecido com uma pantera selvagem quanto possível.
- Construir - Os gatos de Bombaim são delgados e musculosos, com torsos longos. Pegue o gato; um Bombay será surpreendentemente pesado para seu tamanho. Eles têm uma construção média.
- Rosto - O rosto de um gato de Bombaim é arredondado, com nariz relativamente curto. Este focinho curto foi criado intencionalmente para se parecer com o de uma pantera. O nariz é preto, não rosa.
- Olhos - os olhos são grandes, redondos e bem implantados. Eles variam em cor ao longo de um espectro do ouro ao cobre. Alguns estão mais próximos do laranja, enquanto outros têm uma tonalidade verde. Não importa o tom exato dos olhos, eles devem brilhar.
- Temperamento - A raça de Bombaim é muito brincalhona. Um gato de Bombaim deve se dar bem com crianças e outros animais de estimação e pode ser treinado para buscar. Eles também são muito curiosos e vasculharão suas gavetas e bolsas. Se você tem um gato de Bombaim, forneça muitos brinquedos para ajudá-lo a se ocupar.
A raça do gato Bombay foi desenvolvida durante as décadas de 1950 e 1960, especificamente como uma sósia domesticada de uma pantera selvagem. Na verdade, muitas vezes é conhecido como uma "pantera de salão" por esse motivo. Este gato preto com uma pelagem brilhante e focinho curto foi reconhecido pela primeira vez como uma raça distinta pela Cat Fanciers Association em 1976.