Como colocar uma corrente de volta em uma motosserra?
Kelly Assunção
• 4 min de leitura
A motosserra é uma ferramenta muito útil para quem gosta de trabalhar madeira. Também é ideal para requisitos de poda maiores e para cortar lenha no inverno. A corrente de uma motosserra pode se soltar quando fica quente devido ao uso contínuo por um longo período e a corrente estica. Também pode se soltar quando a serra fica presa na madeira durante a poda ou corte. Pedaços de lascas de madeira emperrados, até mesmo serragem, também podem fazer com que a corrente se solte. Quando isso acontecer, você poderá colocar a corrente de volta com facilidade com as dicas descritas a seguir.
As motosserras são construídas de forma diferente de acordo com o fabricante e a marca, mas serão sempre desmontadas quase da mesma forma. Coloque a motosserra de lado sobre uma mesa, os dentes da serra devem estar voltados para a outra direção e longe de você.
Com a chave de serra, libere a tensão da barra e remova a tampa soltando os parafusos da tampa e o parafuso de tensão. Remova a tampa da unidade.
Assim como recolocar a corrente em uma bicicleta, coloque a corrente sobre a embreagem e alinhe ao redor da roda dentada traseira perto do bico de tensão da corrente ao longo das ranhuras da barra e ao redor da roda dentada dianteira garantindo que o bico de tensão da corrente esteja alinhado e se encaixe no buraco no final da barra.
Certifique-se de que os cortadores da corrente estão voltados para a frente, pois é muito fácil colocar a corrente para trás. Puxe a corrente um pouco para garantir que ela esteja devidamente alinhada com as engrenagens e ranhuras e que atravesse.
Coloque a tampa da unidade de volta e aperte os parafusos prisioneiros com a mão. Você não precisa apertar demais, pois ainda precisa verificar a tensão da corrente neste estágio. A corrente ainda estará frouxa. Puxe a corrente para frente para garantir que ela ainda esteja alinhada com as rodas dentadas e se mova suavemente.
Quando tiver certeza de que a corrente está alinhada, pegue sua chave de fenda e insira-a no slot da tampa da unidade. Gire a ferramenta no sentido horário. Você verá a barra se movendo para fora e a corrente apertando conforme você gira sua ferramenta universal.
Depois de atingir a tensão desejada, você pode concluir o aperto dos pinos da tampa.
Novamente, você deve verificar a tensão e o alinhamento da corrente deslizando a corrente para a frente. Certifique-se de que está na tensão recomendada e que a corrente está engatada em todas as rodas dentadas e ranhuras.
Teste sua motosserra e faça os ajustes necessários. Você deve conseguir levantar a corrente da roda dentada cerca de um quarto de polegada. Essa folga garantirá que você tenha a tensão correta para a corrente e garantirá que a motosserra funcionará sem problemas.
Depois de desmontar a motosserra para colocar a corrente de volta, use isso como uma oportunidade para limpar sua motosserra e adicionar lubrificação a todas as peças móveis. Você também deve afiar as lâminas de corte, pois isso permitirá um corte fácil e protegerá a barra do desgaste. A manutenção adequada prolongará a vida útil de sua motosserra. Use roupas justas para garantir que a motosserra não prenda em suas roupas e o equipamento de segurança necessário para proteger partes de seu corpo ao usar uma motosserra.