Como escolher um filhote de cachorro pastor da Anatólia?
Giovana Zambrano
• 3 min de leitura
Escolher seu filhote de cachorro pastor da anatólia pode ser uma tarefa difícil - tanto que o estresse e a frustração podem abafar sua empolgação de conseguir um cão de uma raça tão rara e digna. Esta raça é descendente da Turquia e só foi vista no exterior na virada do século XX. Eles são uma raça temperamental e até mesmo donos de cães experientes podem ter algumas dificuldades no início, mas com muita paciência e ajuste, eles podem sercompanheiros de famíliamaravilhosamente leais e afetuosos. Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao escolher seu filhote de cachorro pastor da Anatólia.
Saiba se o pastor da Anatólia é certo para você. Antes mesmo de começar a procurar um criador, você deve saber o máximo possível sobre o cão. Pesquise os hábitos e temperamento do cão e veja se ele se adapta ao seu ambiente. O pastor da Anatólia é uma raça dominante que não está acostumada a conviver com humanos - eles têm um instinto territorial muito forte que você terá que ajustar antes de se tornarem bons companheiros de família. Procure online por fóruns e tópicos que discutam esta raça e exponha suas preocupações - outros criadores de cães ficarão mais do que felizes em lhe dar sua opinião.
Procure um criador de filhotes de renome. Você pode procurar referências para um criador de cachorros da Anatólia. Verifique se as linhas de raça são linhas de trabalho ou mostram linhas. Os primeiros serão mais independentes e agressivos, pois ainda são feitos para pastorear e proteger o rebanho de predadores indesejados. Aqueles criados para shows podem ter um temperamento mais gentil, mais adequado ao ambiente familiar. Isso é recomendado para o proprietário da Anatólia pela primeira vez.
Sempre satisfaça sua curiosidade. Quando você encontrar o criador, faça muitas perguntas. Informe-se sobre o estado de saúde dos cães pais e solicite um histórico genético. Existem preocupações específicas que você pode querer esclarecer, e é importante certificar-se de que não há histórico de doenças genéticas ou congênitas. Certifique-se de que os cães dos pais tenham autorizações de saúde fornecidas por fontes confiáveis.
Conheça o seu criador. Como os filhotes da Anatólia são raros, você pode ter algum tempo para conhecer seu criador. Aproveite a oportunidade para estabelecer relações cordiais - ele será aquele a quem você recorrerá para obter conselhos sobre como criar esta raça temperamental. Visite os cães que ele usará como pais para a ninhada dos filhotes - pergunte se há prêmios ou títulos que esses cães conquistaram em exposições ou competições. Os cães premiados têm maior probabilidade de serem saudáveis e livres de quaisquer doenças.
Depois de escolher seu novo animal de estimação, coloque-o imediatamente em um canil para voltar para casa. Alguns cães podem ficar enjoados rapidamente e minimizar os movimentos no carro tornará a viagem mais fácil para vocês dois. Certifique-se de que o seu Anatolian seja visto pelo veterinário o mais cedo possível (de preferência dentro de 72 horas após a chegada), para se certificar de que recebe as vacinas adequadas e o tratamento anti-vermes. Uma avaliação profissional examinará quaisquer problemas de saúde que você possa ter, e você deve seguir estritamente os conselhos do veterinário nos primeiros dias com seu filhote.