As sementes da uva podem ser jogadas no solo e germinadas naturalmente onde as condições de clima e solo são favoráveis.
Vinhas e fazendas de uva normalmente cultivam suas uvas por enxertia. Uvas selvagens são semeadas por pássaros e humanos. As sementes da uva podem ser jogadas no solo e germinadas naturalmente onde as condições de clima e solo são favoráveis. As sementes de uva têm um longo período de dormência, então pode demorar um pouco para germinar, pois as sementes têm camadas muito grossas. No entanto, ainda é possível cultivar uma videira a partir de sementes, escolhendo a variedade certa que cresce facilmente. Abaixo estão algumas dicas sobre como semear uma videira.
Obtenha as melhores uvas que crescerão em sua região. Uma das mais adaptáveis é a uva Concord. Escolha apenas as sementes de uvas maduras e até mesmo muito maduras.
As videiras são geralmente plantadas na primavera, quando o perigo de geada passa, então você deve ser capaz de prever quando as sementes têm que germinar. Pode demorar cerca de três a quatro meses para completar o processo de germinação e esperar que as mudas brotem.
O primeiro processo é chamado de estratificação, onde você faz com que as sementes germinem em uma condição ideal. Coloque as sementes em camadas de papel toalha úmido e insira-as em um saco plástico que possa ser fechado novamente. Coloque a sacola dentro da geladeira e deixe-a lá por noventa a cento e vinte dias. Você também pode usar turfa, mas deve mantê-la úmida durante todo esse período. A temperatura ideal dentro da geladeira é de um a três graus Celsius.
No entanto, ainda é possível cultivar uma videira a partir de sementes, escolhendo a variedade certa que cresce facilmente.
Após a estratificação, as sementes devem ser plantadas em vasos de sementes no solo com uma combinação 1: 1: 1 de turfa, perlita e areia. As uvas gostam de crescer em solo bem drenado. Coloque as sementes em buracos rasos. Posicione os potes de sementes em uma área onde a temperatura possa ser mantida constante em vinte graus Celsius. Use uma lâmpada de calor se ainda estiver frio à noite.
Espere que as sementes germinem as primeiras quatro folhas ou cerca de cinco centímetros de altura antes de transplantá-las para vasos individuais maiores. Em algumas áreas, é aconselhável permitir que as mudas de uva permaneçam no vaso por pelo menos um ano antes de transferi-las para um local permanente em seu jardim. Em outras áreas, você pode plantá-los diretamente no solo, depois que as mudas tiverem suas quatro primeiras folhas. Certifique-se de que o solo é arenoso, pois as videiras não gostam de muita água. As videiras devem ser transplantadas em seu local permanente, quando a geada repentina não for mais um problema.
Outros produtores recomendam que você forneça as sementes com estratificação quente por pelo menos dois dias após retirá-las da geladeira. As sementes não devem ser removidas do plástico, mas sim mantidas em um lugar em sua casa onde a temperatura esteja em torno de trinta a trinta e seis graus Celsius por dois dias, em seguida, mergulhe as sementes em peróxido de hidrogênio 0,5M por quarenta e oito horas antes de plantar -los em vasos de sementes. Coloque os potes de sementes em uma área onde receberá luz constante por doze horas e outras doze horas de escuridão até que as sementes brotem folhas.
Lembre-se de que as sementes de uva não carregam toda a genética da planta-mãe. Portanto, não se surpreenda se as uvas que você obteve da videira que você cultivou das sementes tiverem o mesmo sabor das uvas das quais você obteve as sementes.