O quarto mineral mais abundante na terra é o ferro. Ele pode ser encontrado em rochas e minerais, bem como no sangue humano. Quando o ferro é exposto ao oxigênio e à água, ele se transforma em ferrugem.
Água de poços contendo ferro não representa perigo para a saúde No entanto, pode causar descoloração (amarelo, vermelho, marrom) em roupas e outros itens de lavanderia, pratos e louças sanitárias. Ele também pode entupir bombas e sprinklers, causando reparos caros. Também dá à água o gosto de metal, tornando-a desagradável para beber. Assim, famílias e governos costumam fazer um esforço para remover o ferro da água. A contaminação vem em diferentes formas, e cada uma tem um tratamento específico.
Encontrando problemas semelhantes
Em primeiro lugar, teste o teor de ferro da água. A descoloração da água pode ser devido ao ferro solúvel ou insolúvel ou bactérias do ferro. Determine quanto o poço produz, bem como o consumo de água da família. Em seguida, consulte o departamento de saúde local e pergunte sobre os serviços de teste. Como alternativa, verifique as lojas de piscinas ou de tratamento de água que oferecem esses serviços mediante o pagamento de uma taxa. Dica: os serviços oferecidos pelos departamentos de saúde locais são mais baratos. Também seria aconselhável perguntar aos vizinhos se eles estão enfrentando problemas semelhantes. Se nenhum ferro for encontrado na água, pode sair mais barato perfurar outro poço ou ajustar a profundidade atual do poço existente.
Existem muitas maneiras de remover o ferro da água. As soluções variam de um filtro de cartucho simples a sistemas de ozonização mais caros, dependendo da solubilidade, do teor de ferro e da acidez da água.
O ferro insolúvel pode ser retirado com o uso de um filtro e só será necessário trocá-lo depois que o filtro estiver saturado ou entupido. Se o ferro estiver em uma forma solúvel, trate a água primeiro por meio de cloração, aeração, filtração catalítica e ozonização. Quando o ferro estiver insolúvel, filtre-o. A única desvantagem é que, uma vez que esses procedimentos tenham sido iniciados, eles devem ser feitos regularmente para manutenção. Além disso, custa cerca de 600€ a milhares para executá-los.
Mecanismos de troca iônica
O tipo de procedimento também depende da quantidade de ferro e do pH. Se o teor de ferro da água testada for superior a 10 partes por milhão (ppm), adquira um sistema de filtragem que possa clorar e atuar como um filtro mecânico para remover partículas de ferrugem. Se o pH for menor ou igual a 6,8 e a água tiver 0,3 a 10 ppm de ferro, o uso de amaciantes de água isoladamente pode ser capaz de remover não apenas o excesso de ferro, mas outros metais como cálcio e manganês. Além disso, também pode aumentar o teor de sódio por meio de mecanismos de troca iônica. Se o pH for superior a 6,8 e o teor de ferro de 0,3 a 10ppm, basta usar filtros, pois estes oxidam e absorvem o ferro.
Se forem encontradas bactérias de ferro, entre em contato com profissionais que tenham habilidade para "chocar" o poço com cloro, permitindo que o cloro concentrado circule pelo poço por 1 hora. Isso deve matar todas as bactérias que se alojam no poço e até mesmo nas tubulações.