O ganso é uma ave pouco apreciada pela cozinha, mas tem um sabor distinto que acrescenta um certo sabor rico ao tipo certo de pratos. Se você caça seu próprio jogo, limpar um ganso é necessário para torná-lo mais fácil de cozinhar e armazenar. Veja como.
Arranque. O primeiro passo e talvez o mais desafiador é arrancar as penas do corpo do ganso. Tanto quanto possível, faça isso fora de casa porque as penas podem ser bagunçadas. Você também deve preparar uma lata de lixo próxima, que acomodará todas as penas de ganso que você removeu. Comece arrancando as penas e puxando-as na direção de seu crescimento. Caso contrário, pequenos fragmentos das penas permanecerão no ganso. Além disso, não tente remover muitas penas de ganso de uma vez, pois elas podem rasgar a pele.
Panela grande
Debone. Em seguida, você precisará desossar o ganso. Comece com o pescoço e a cabeça do ganso. Você pode jogar a cabeça fora. O pescoço pode ser usado posteriormente para criar molhos e molhos, especialmente por ter muitos ossos aromáticos e cheios de sabor. Você deve então pegar uma panela grande e colocar água suficiente para submergir completamente o ganso. Deixe a água ferver e segure o ganso pelos pés. Isso permitirá que você submerja o ganso por um ou dois minutos, momento em que o pássaro será escaldado. O escaldamento facilita a remoção dos pequenos pedaços de pena que ainda estão presos à pele. Use a faca de desossa para remover os pequenos fragmentos de pena.
Gut. Em seguida, você precisará remover o intestino do ganso. Faça isso colocando o ganso em uma mesa com o peito voltado para você. Com uma faca bem afiada, faça um corte na barriga e comece a retirar a moela. Raspe a moela que gruda na parede do estômago. Remova o bílis e o fígado também. O fígado pode ser guardado para pratos especiais. Remova a bala de buck e os intestinos e outros pequenos órgãos encontrados dentro da ave. Em seguida, corte o pássaro em seções como a coxa, o peito e as pernas, a menos que você cozinhe o pássaro inteiro. Se você nunca estripou um ganso antes, uma das melhores técnicas que o tornarão mais fácil é usar uma faca de desossa já afiada e segurar o ganso com os pés ao fazer a incisão.
Saco grande de plástico hermético
Enxágüe. Finalmente, lave o pássaro eviscerado em água morna. Use toalhas de papel para secar o pássaro e deixá-lo pronto para cozinhar. Se você não precisa cozinhar o ganso imediatamente, você deve armazená-lo em um grande saco plástico hermético, que deve ser colocado no freezer.
Preparar ganso que você mesmo pescou não é apenas econômico, mas também é uma refeição muito satisfatória. Por meio dessas etapas fáceis, você pode limpar o ganso e deixá-lo pronto para cozinhar ou refrigerar.