Coletar os ovos nos ninhos pelo menos duas vezes ao dia também é importante para combater a ingestão de ovos pelas galinhas.
Comer ovos não é um comportamento muito produtivo com galinhas poedeiras, mas com a prevenção adequada geralmente pode ser evitado. A prevenção adequada para este comportamento incluirá alojamento adequado, tamanho adequado dos ninhos, boa alimentação nutritiva, suplementos nutricionais e bons cuidados e manejo do rebanho de galinhas. Todas as etapas do plano de prevenção são importantes e nenhuma deve ser deixada de lado, pois também são importantes para a saúde e o bem-estar do lote de frangos em geral.
Passo 1
O galinheiro ou galinheiro apropriado que deve ser construído para abrigar as galinhas poedeiras ou todo o bando de galinhas deve ser grande o suficiente para que elas possam empoleirar-se e para que haja ninhos suficientes para todas as galinhas poedeiras. Esses ninhos devem estar localizados a pelo menos um metro do poleiro das galinhas. A iluminação também deve ser reduzida perto dos ninhos, se possível.
Passo 2
Os ninhos que são colocados no galinheiro ou no galinheiro são muito importantes. Esses ninhos devem ter em média 30 centímetros quadrados e devem estar localizados a 60 centímetros do chão do galinheiro ou do galinheiro e a um metro de distância do poleiro localizado no abrigo. Deve haver pelo menos um ninho para cada quatro galinhas poedeiras e cada ninho deve conter cerca de cinco centímetros de material de nidificação que deve ser macio, seco e limpo, como feno, palha ou aparas.
Etapa 3
Alimentar o bando de galinhas é outro aspecto importante da ingestão de ovos. Para que a nutrição seja preventiva, deve-se adicionar cálcio à dieta das galinhas. Isso pode ser feito oferecendo-se a livre escolha das cascas de ostra, o que significa que as galinhas sempre são capazes de obtê-las, ou alimentando cascas de ovo que são limpas e trituradas finamente. Também é importante oferecer aos frangos uma ração completa com todas as vitaminas e minerais de que necessitam.
Passo 4
Alimentar o bando de galinhas é outro aspecto importante da ingestão de ovos.
Coletar os ovos nos ninhos pelo menos duas vezes ao dia também é importante para combater a ingestão de ovos pelas galinhas. Afinal, se os ovos não estiverem lá, eles não podem ser comidos. Na verdade, é uma boa ideia reuni-los uma vez pela manhã e outra à tarde.
Etapa 5
Outra coisa que pode ser feita é remover quaisquer galinhas chocadeiras ou poedeiras e seus ninhos de ovos incubados dos ninhos de postura. Isso certamente ajudará, especialmente quando os ovos estão eclodindo e as cascas dos ovos estão prontamente disponíveis para preparar as outras galinhas do lote.
O último e provavelmente o mais dramático aspecto preventivo da ingestão de ovos por galinhas é livrar-se da galinha, especialmente se ela comer ovos regularmente. Se o frango não pode ser quebrado por comer ovos, além de o dono ficar com menos ovos, esse comportamento pode ser transmitido para outras galinhas do bando, o que pode causar todos os tipos de problemas.
Seguir essas poucas medidas preventivas não vai garantir que não haverá consumo de ovos entre as galinhas do bando, mas elas ajudam.