A criação de gatos não é tão fácil. Existem vários processos envolvidos e alguns podem ser caros. Há muitas coisas a serem consideradas antes de embarcar na criação de gatos. Você precisa determinar qual raça deseja propagar, seu pedigree, conhecer todas as características da raça, bem como os padrões de propagação de uma determinada raça. Você precisa fazer com que a mulher ou o homem façam um check-up completo, sejam vacinados e todos os outros testes e exames, assim como um ser humano faz um exame pré-natal. Você também deve ter um plano sobre o que fazer com os gatinhos assim que nascerem. Você está criando com fins lucrativos ou apenas interessado em propagar uma raça pela qual você gostou? Você tem que identificar as casas que receberão os gatinhos.
Ciclo de calor
Aqui estão as etapas do ciclo de criação de um gato. Um gato passa por três estágios em um ciclo de procriação - ciclo do cio, gestação e parto.
1. Estágio 1 - Ciclo de Calor e Acasalamento
Uma gata ou rainha geralmente fica pronta para procriar aos 6 meses de idade. A menos que um acasalamento aconteça imediatamente, isso será repetido a cada duas semanas. Existem sinais visíveis que indicam se a rainha está pronta para acasalar. De repente, ela vai mostrar mais afeto por você, gritar e berrar, o que é o equivalente a um chamado de acasalamento. Ela também levantará o traseiro quando você acariciar suas costas ou quando for acariciada. Com o traseiro levantado, ela também pode torcer o rabo, portanto, certifique-se de ler e interpretar esses sinais visuais.
Leve-a ao veterinário para fazer um exame físico. Ela deve ser uma adulta completa antes de ter permissão para acasalar. Uma gata deve ter pelo menos 18 a 24 meses, enquanto um macho deve ter pelo menos 18 meses.
Encontre o companheiro certo para sua rainha. Depois de encontrar o garanhão certo, deixe-o sozinho para cuidar do processo de acasalamento. Se você não for o dono do macho, combine com o dono do reprodutor e traga a fêmea. Você terá melhores chances de um acasalamento se permitir que o macho se reproduza em seu próprio ambiente. Providencie para que eles fiquem juntos por no mínimo duas semanas. Também deve haver um contrato entre você e o proprietário do reprodutor, especialmente se o gato tiver pedigree. Existem condições padrão a serem seguidas nesses contratos.
2. Estágio 2 - Ciclo de Gestação
Canto aconchegante
Você saberá se o seu gato engravidou após 3 a 4 semanas. O período de gestação dura cerca de 65 dias. Durante este período, seu gato ficará mais indiferente. Forneça a ela um canto quente, escuro e aconchegante onde ela possa descansar bastante. Certifique-se de que ela recebe bastante água e comida.
3. Etapa 3 - Entrega
No 60º dia, você deve começar a se preparar para o parto eminente. Pode ser 5 dias antes do final do período de gestação ou 10 dias após o final do período de gestação. Forneça a ela um canto de entrega longe da intrusão.
O parto da rainha pode durar até 20 minutos e às vezes pode durar várias horas. Ela pode dar à luz um ou dois imediatamente, continuar com sua vida normal e, de repente, dar à luz mais um ou dois gatinhos após várias horas. Se ela mostrar qualquer sinal de angústia, leve-a ao veterinário, caso contrário, deixe-a em paz. Mantenha um caderno à mão. Conforme os gatinhos saem, você pode começar a registrar as estatísticas básicas dos gatinhos, mas apenas se o seu gato permitir que você os trate neste estágio inicial. Você pode marcar seus gatinhos com esmalte de unha.
Seu gato vai lamber os gatinhos até deixá-los limpos. Ou você pode fazer isso sozinho. Limpe bem o local para evitar infecções que podem ocorrer mais tarde. Conte as placentas para garantir que sejam equivalentes ao número de gatinhos. A nova mãe comerá as placentas porque elas fornecerão a ela bastante nutrição.
Depois de vários dias, de repente você os verá saindo, brincando, esbarrando nas coisas e fazendo pequenos miados fofos. Agora é a hora de você colocar em prática seu plano de como encontrar um novo lar para eles.