Gatos paralisados requerem um alto nível de cuidado e um dono que seja paciente e dedicado às suas necessidades. Lidar com um gato paralisado requer muito esforço por parte do proprietário do gato, e é melhor que o gato paralisado esteja em uma casa tranquila, sem outros animais de estimação. Veja como lidar com um gato paralítico:
Comprometa-se com o nível de cuidado que seu gato exige. Perceba que você deve se comprometer a cuidar das necessidades do seu gato pelo resto da vida. Certifique-se de discutir a situação em detalhes com o veterinário para que você saiba exatamente o que esperar em termos de requisitos de cuidados, bem como a duração e a qualidade de vida do seu gato. Se você não pode assumir esse compromisso, encontrar um lar apropriado para seu gato ou matá-lo pode ser uma escolha mais humana.
Discuta a situação com seu veterinário. Preste atenção especial à qualidade de vida do seu gato. Enquanto muitos gatos paralisados podem viver anos depois de ficarem paralisados, outros sentem dores constantes e desenvolvem feridas ou outras condições. Nesse caso, talvez você precise enfrentar a difícil decisão de sacrificar seu animal de estimação. Embora essa escolha seja certamente difícil de fazer, pode ser a opção mais humana se o seu gato estiver com dor o tempo todo.
Limpe o seu gato. Um gato paralisado não tem controle de suas funções de eliminação e exigirá que você limpe depois dele. Você precisará limpar a urina e as fezes do gato do carpete e da mobília com uma solução de vinagre e água para neutralizar o odor. O veterinário pode mostrar como fazer a extração da bexiga do seu gato, reduzindo o número de acidentes. Freqüentemente, essa é a parte mais difícil de lidar com um gato paralítico.
Considere cadeiras de rodas para gatos. Se o seu gato estiver parcialmente paralisado, em vez de totalmente paralisado, procure uma cadeira de rodas para gatos, que pode ajudar alguns gatos a lidar melhor com a situação. Uma cadeira de rodas especialmente projetada para gatos permite que ele mantenha alguma mobilidade.
Ajude seu gato a lidar emocionalmente. Como você pode esperar, ficar paralisado será um problema difícil para o seu gato lidar. Os gatos são criaturas muito independentes; muitos gatos paralisados ficam deprimidos devido à perda de mobilidade. Seu gato precisa de muito amor e atenção para ajudá-lo a lidar com sua paralisia. Ele também precisará de muito entretenimento, já que não pode correr para fora ou correr atrás de brinquedos.
Estabeleça uma rotina. Os gatos são independentes e têm dificuldade em entregar o controle a seus donos. A programação de um gato paralisado deve ser mantida tão rotineira quanto possível para que não haja surpresas inesperadas para o seu gato lidar. Gatos paralisados ficam ansiosos quando confrontados com uma mudança inesperada, pois se sentem impotentes.
A paralisação em gatos é difícil de lidar, tanto para o gato quanto para seu dono. Seu gato paralítico requer cuidados diários especializados para o resto de sua vida. Para ajudar seu gato a lidar com a paralisia, ele precisará de muita atenção extra.