Um aquário caseiro feliz e saudável se beneficiará com a adição de peixes que se alimentam de algas. Interessante observar, os comedores de algas cuidam do problema comum de crescimento de algas nas laterais e no fundo do aquário.
O crescimento das algas é um processo natural, uma vez que as algas se alimentam das mesmas coisas que as plantas - água, nutrientes e luz. As algas verdes são freqüentemente encontradas em aquários saudáveis, enquanto as algas marrons ou vermelhas podem indicar condições insalubres da água. Diferentes tipos de algas, peixes e animais comem diferentes tipos de algas. Se o seu aquário for capaz de suportá-lo, geralmente é benéfico ter mais de um peixe-alga no aquário. Esteja ciente, entretanto, que alguns peixes algas crescerão até um tamanho muito grande para o aquário comunitário.
Peixes algas
Para cuidar adequadamente dos peixes algas, é importante entender seu papel e características individuais. Eles nadam pelo fundo e pelas laterais do tanque, sugando as algas com suas bocas redondas em forma de ventosa. Eles vivem no fundo e apreciam cantos e fendas para se esconder.
O Chinese Algae Eater é comumente vendido em lojas de animais, mas não combina bem com os outros. Quando jovem, é um comedor eficaz de algas. Passado o estágio juvenil, o comedor de algas chinês tende a ser muito agressivo no aquário comunitário, não come muitas algas e pode ter que ser removido para o bem estar de outros peixes.
O Siamese Algae Eater, por outro lado, é uma escolha muito melhor. É menor e pode remover efetivamente as algas das plantas do tanque sem destruí-las. São peixes muito pacíficos e não incomodam os outros ocupantes.
Comedor de algas popular
O comedor de algas mais popular é o plecostomus. Facilmente encontrado em departamentos de animais de estimação, o plecostomus é onívoro. Isso significa que enquanto comem algas; eles também comem restos de comida e, às vezes, pequenos peixes.
Ao introduzir peixes com algas no aquário comunitário, é melhor esperar até que o aquário esteja estabelecido. Uma nova configuração de aquário não terá tempo suficiente para o crescimento de algas, portanto, não fornecerá alimento suficiente para os comedores de algas. Alimentos naturais como alface, espinafre e abobrinha podem ser oferecidos em pequenas quantidades no tanque como alimento suplementar, e bolachas de algas são oferecidas comercialmente. Embora a alimentação suplementar possa ser necessária para o cuidado dos peixes algas, provavelmente os tornará menos propensos a procurar algas como sua fonte de alimento primária.