Cuidando de peixes dourados: cuidados com animais de estimação para peixes saudáveis
Carlos Wilson Loureiro
• 4 min de leitura
Use estas dicas para configurar tanques de peixes dourados e mantê-los saudáveis
O peixe dourado pode não ser o animal de estimação mais popular, mas é uma excelente escolha para pessoas que gostam de cuidar de criaturas que não requerem caminhadas, treinamento ou canil. Mas você já considerou o que é necessário para cuidar de peixes dourados? Se essa é uma responsabilidade que você está disposto a assumir, leia esta lista de etapas antes de correr para a loja de animais.
Comece com um peixe saudável. Você estará fadado ao desastre se chegar em casa com um peixe doente, então procure um peixinho dourado vivo, colorido e nadador para comprar.
Compre um tanque de tamanho apropriado. Você vai precisar de algo para deixar o seu peixinho viver, então um aquário ou aquário é sugerido. Você pode comprá-los em sua loja de animais local. Você pode querer decorar seu aquário com plantas, pedras e outros acessórios. Mas vamos nos ater ao básico por enquanto. Lembre-se de que tudo o que você colocar no aquário deve ser enxaguado primeiro para remover quaisquer resíduos ou produtos químicos prejudiciais que possam prejudicar seus peixes.
Encha seu tanque com água doce. Água morna da torneira está bem, assim como água purificada. Certifique-se de que a água está em temperatura ambiente antes de introduzir os peixes na água do tanque - isso pode exigir que você encha o tanque antes de comprar o seu peixinho dourado. Mesmo que a água do seu tanque tenha atingido uma temperatura aceitável, não solte os peixes diretamente na água. Deixe-os flutuar no saco plástico que você trouxe da loja para casa e depois de algumas horas, quando os peixes estiverem aclimatados, você pode soltá-los na água do novo tanque.
Solte seu peixe! Depois de deixar o peixe sair de seu novo ambiente dentro da bolsa, é seguro soltá-lo no novo tanque. É recomendável que você esvazie a água da loja de animais de estimação em seu aquário também, pois ela lembra seu novo animal de estimação de sua antiga casa e contém nutrientes que ajudarão a manter seus peixes saudáveis por mais tempo.
Mantenha a saúde dos seus peixes. Quando você está aprendendo a cuidar de um peixinho dourado, a coisa mais importante a se considerar é a localização do aquário. Tanto quanto os peixes dourados gostam da luz do sol, eles não gostam de ser fervidos. Vai saber. Portanto, não coloque seu aquário sob a luz direta do sol, ou você aprenderá uma lição infeliz sobre como cuidar de peixes dourados. Alimente seus peixes com moderação pelo menos uma vez por dia, senão duas vezes. (Siga sempre as sugestões na lateral do recipiente de alimentos). Monitore o comportamento do seu peixinho dourado. Se alguma vez parecer letárgico ou perder as barbatanas, não está bem e necessita de cuidados imediatos.
Faça a manutenção do seu tanque. É necessário trocar a água do aquário do seu peixinho pelo menos uma vez por semana, mesmo que você troque apenas a metade. A água doce é como o ar fresco para os peixes, e não limpar a água sufocaria os peixes. Dependendo do tamanho do seu tanque, você também pode instalar um filtro ou arejador no tanque para aumentar a circulação da água. Por sua vez, isso melhorará a saúde dos seus peixes. Limpe também as laterais e o conteúdo do tanque, para evitar o crescimento de algas.
Não são apenas os estágios iniciais de cuidar de um peixinho dourado que são cruciais para a sobrevivência de seus peixes. Como qualquer animal de estimação, o cuidado adequado é um processo contínuo. Você precisa adquirir o hábito de alimentar seu peixinho dourado diariamente e limpar seu aquário semanalmente, e então provavelmente terá um companheiro peixinho dourado por muitos meses ou mesmo anos.