Perder um cachorro é tão difícil quanto perder um amigo ou um membro da família. Muitas vezes, nós cuidamos desse animal por um período de tempo e que ele realmente fez parte da família. Infelizmente, o cão tem uma vida útil mais curta e a única coisa que podemos fazer é dar o nosso melhor cuidado nos últimos momentos de sua vida.
Enfrentar o fato de que a vida de um cachorro está prestes a acabar não é fácil. Aqui estão algumas maneiras de cuidar de um cão moribundo:
À medida que o cão chega às suas horas finais, é importante mostrar o nosso carinho dando-lhe bastante atenção. Dê ao cão algo macio onde ele possa se deitar dentro de casa. Não deixe o cão sentir e ficar sozinho em seus momentos finais. Prepare uma cama confortável onde a família possa passar algum tempo com ela. O som da sua voz enquanto brinca com o cão o confortará. Deixe-o relaxar batendo em seu pelo.
Se você perceber que o cão não está confortável, um analgésico para animais de estimação certamente ajudará. Peça ao seu veterinário uma receita e dosagem que variam de acordo com o peso e a raça do cão. E se o seu cão estiver tomando medicamentos, certifique-se de administrá-los nos horários prescritos.
Trate seu cão com suas comidas favoritas. A maioria dos cães adora alimentos ricos em proteínas, como fígado e ovo, que podem ser combinados com a comida de cachorro. Quando o cão está prestes a morrer, geralmente perde o apetite, então dê a ele o que ele quiser comer. Às vezes, o cão também pode sofrer de indigestão e dificuldade em mastigar. Será útil dar-lhe alimentos macios, como alimentos enlatados para cães que sejam fáceis de mastigar e digerir. Você também pode pedir ao veterinário menus especiais que darão ao cão moribundo uma nutrição extra. Use uma colher ou conta-gotas, conforme o caso, quando o cão dificilmente conseguir comer na tigela.
Um cachorro moribundo mal consegue controlar suas entranhas. Para lidar com esse problema, coloque uma almofada à prova d'água em sua cama para que você possa remover facilmente as fezes. Além disso, pode ser necessário comprar algumas fraldas caninas para o cão, para que ele não espalhe as fezes.
Mesmo quando o cão já está morrendo, ainda é importante cuidar de suas feridas abertas. Isso irá aliviar suas dores, especialmente porque é suscetível a feridas e ferimentos. Aplique tratamentos de primeiros socorros a ele.
Também é importante manter o cão hidratado para ajudar a dar-lhe conforto. Você pode precisar de um conta-gotas ou injeção de fluidos se o cão não puder se dar ao luxo de beber sozinho. A injeção de água e fluidos dará ao cão os eletrólitos necessários para energia adicional.
Mais importante ainda, você deve entender que tudo chegaria ao fim, até mesmo a vida do seu animal de estimação favorito. Não importa o quanto você cuide de seu animal de estimação, isso não impedirá a hora de se despedir. Tratamentos e medicamentos só podem prolongar a vida do cão por um tempo, mas se esta vida for apenas de má qualidade, é melhor deixar ir e dar ao cão um descanso tranquilo.